logo-ge

Fuvest: Como funciona o sistema de bonificação do vestibular

Bônus na nota é direcionado a estudantes de escola pública, com acréscimo a candidatos negros e indígenas


Praça do Relógio da USP. (Foto: USP Imagens
)

O segundo maior vestibular do país está se aproximando. No próximo fim de semana, será aplicada a prova da primeira fase do vestibular 2017 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP).

Se você tem vontade de estudar na USP, saiba que a universidade vêm investindo em programas de inclusão para aumentar o número de estudantes oriundos de escola pública. É o caso da adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferecerá 2.338 vagas na edição 2017, sendo 1.741 para cotistas (veja a tabela completa). Mas, além do Sisu, o vestibular tradicional da Fuvest já possui seu próprio programa de inclusão: o Inclusp. Veja abaixo como ele funciona.

>> Veja a concorrência de cada curso nos últimos cinco anos

Inclusp

O Inclusp é o programa de bonificação para estudantes de escola pública na Fuvest. Para participar, basta o candidato indicar, no ato da inscrição, que foi aluno da rede pública e que deseja participar do programa. No caso, serão duas opções possíveis:

Realizou todo o ensino médio e fundamental em escola pública: bônus de 15%
Realizou apenas o ensino médio inteiramente em escola pública: bônus de 12%

O bônus é aplicado duas vezes: a primeira na nota da primeira fase, e a segunda na nota final, após a segunda fase. Vale ressaltar que o bônus só terá validade se o candidato não for desclassificado na primeira fase.

Além disso, os estudantes que também se autodeclarem pretos, pardos e indígenas (PPI) têm direito a mais 5% de bonificação, que é somada às anteriores. Atenção: os estudantes PPI que não compuserem os critérios de escola pública não têm direito a nenhum dos bônus.

>> Confira as notas de corte dos últimos vestibulares

Pasusp

O Pasusp é o programa de avaliação seriada da USP e também faz parte do Inclusp. É destinado apenas a estudantes que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio, podendo ser feito mais de uma vez. Para participar, os estudantes devem se inscrever na Fuvest (se estiverem no segundo ano, como treineiros) solicitando o benefício indicado. São quatro opções possíveis:

Está cursando o terceiro ano do ensino médio, tendo estudado todos os anos (médio e fundamental) em escola pública: bônus de 15%
Nas mesmas condições, participou do Pasusp no segundo ano como treineiro (com nota superior a 27 na primeira fase): bônus com acréscimo de 5%, totalizando 20%
Está cursando o segundo ano e realizou tanto o primeiro ano do ensino médio quanto o ensino fundamental em escola pública: bônus de 5%
Preenche os requisitos de escola pública e se autodeclara preto, pardo ou indígena: bônus com acréscimo de 5% aos anteriores

Assim como para os candidatos do Inclusp, para receber a bonificação do Pasusp é necessário declarar as informações no ato da inscrição no vestibular da Fuvest: o ano que está cursando; em caso de ser o 3º ano, se já participou do Pasusp como treineiro; se é PPI (preto, pardo ou indígena); e se estudou toda a educação básica na rede pública.

CALENDÁRIO FUVEST 2017
Início das inscrições 19 de agosto
Último dia das inscrições 8 de setembro
Prova da primeira fase 27 de novembro
Provas da segunda fase 8 a 10 de janeiro de 2017
Primeira chamada 2 de fevereiro de 2017

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Do que adianta o bônus se ele não conta para a classificação da 1a fase? Se não passar pra segunda fase pode dar bônus de 1000% que não adianta -.- política da usp só de fachada, quem entra lá continua sendo só quem tem dinheiro pra pagar escola cara…

    Curtir