O país, assim como o Brasil, pode ser considerado um gigante na América Latina. E nem é só pelo território. O México ganha os holofotes graças a uma série de números.
Para começo de conversa, o México chega aos livros de História com as informações sobre populações como Astecas e Maias. Muito além da importância desses povos pré-colombianos está a relevância que a região adquiriu ao passar dos anos.
Hoje, trata-se do segundo maior país em extensão e em PIB na região, por exemplo. Também apresenta um índice alto de alfabetização entre a população, ultrapassando os 94%.
A primeira instituição de ensino superior local, a então conhecida Real y Pontificia Universidad de México, foi fundada em 1551 – e hoje é conhecida como a Universidade Nacional Autônoma do México. Para ter uma ideia, a prestigiada Universidade Harvard só abriria as portas em 1636.
Atualmente, há ainda boas opções de universidades que se destacam em território mexicano. Em rankings universitários como o QS Ranking, em especial nas edições de América Latina, elas são presença garantida.
Conheça as melhores universidades do México:
1. Universidad Nacional Autónoma de México
O campus da Universidad Nacional Autónoma de México, a UNAM, é um exemplo da riqueza da história do país. Afinal, já foi considerado Patrimônio da UNESCO.
Os motivos por trás da classificação têm a ver com a construção dos prédios, idealizadas e executadas por cerca de 60 arquitetos, engenheiros e artistas locais. Virou um exemplo da mistura do modernismo e de tradições pré-colombianas em um marco arquitetônico.
Muito além de sua importância enquanto patrimônio histórico, está a relevância da UNAM no ensino superior.
A instituição ganha status de líder entre as melhores universidades do México e também aparece nos rankings regionais e globais. Mobiliza mais de 250 mil estudantes em seus campi, incluindo escolas preparatórias e de Ensino Médio.
2. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey
O segundo nome de destaque entre as melhores universidades do México fica para o Tecnológico de Monterrey. Trata-se de uma instituição privada, fundada em 1943.
Como o próprio nome sugere, seu campus principal localiza-se em Monterrey, mas há outras unidades distribuídas pelo território mexicano, em cidades como Guadalajara e em Santa Fé, na Cidade do México.
No caso do Tecnológico de Monterrey, os cursos mais conhecidos são os de engenharia e de negócios. Também virou referência na América Latina pela área de Tecnologia da Informação, ao atuar na implementação da internet no país e na criação do domínio .mx.
3. Universidad Anáhuac
O terceiro lugar entre as melhores universidades do México fica para Anáhuac, instituição privada fundada em 1964. O campus Norte da instituição abriu as portas primeiro, oferecendo inicialmente cursos de Administração e de Economia.
Em 1981, o campus Sul surge na Cidade do México, com formações em áreas de Turismo e Engenharia Industrial.
Os estudantes de Anáhuac dispõem de grupos e organizações variados em seu apoio. Por exemplo, a Ação Social da Universidade Anáhuac, que promove projetos sociais entre os alunos, e os programas de liderança oferecidos ao corpo estudantil.
Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.