Conheça Sorbonne, a universidade onde Belly queria estudar em ‘O Verão que Mudou Minha Vida’
Protagonista da série queria ingressar em um programa de Psicologia da renomada instituição francesa para morar em Paris

Não é a toa que a protagonista da série ‘O Verão que Mudou Minha Vida‘, Belly Conklin, decide na última temporada que gostaria de passar mais tempo em Paris e adia seu retorno para os Estados Unidos – onde se passa todo o restante da série. E não estamos falando de triângulos amorosos e confusões familiares. Morar na Cidade Luz é o sonho de muita gente, e quando existe a possibilidade de estudar em uma das melhores universidades do mundo, fica melhor ainda!
No 10º episódio do seriado, Belly conta para a mãe que encontrou um programa de um ano em Psicologia na Universidade de Sorbonne. O nome imponente da instituição guarda uma história ainda mais impressionante: a Sorbonne Université (em francês) é uma das primeiras universidades do mundo, e formou inúmeros vencedores do Prêmio Nobel – entre eles a cientista Marie Curie, que dá nome a um dos campi.
Abaixo, conheça um pouco da história da Sorbonne – quem sabe você não faz como a Belly e voa para Paris!
+ 5 frases para aprender francês com Odete Roitman
Uma história de revoluções
Quando alguém disser que a Universidade de Sorbonne tem tradição, pode acreditar. Estamos falando de mais de 700 anos de história! Foi no século 13, durante o reinado de Luís IX, que Robert de Sorbon criou a instituição como um colégio associado à Universidade de Paris. No início, era oferecido apenas o curso de Teologia, mas com o passar do tempo outras formações de humanidades foram incorporadas.
Alguns séculos mais tarde, Universidade de Paris e Sorbonne viraram praticamente sinônimas – até que o segundo nome foi oficialmente adotado.
A história da instituição é também a história da França, já que ela foi palco de inúmeras revoluções. Durante a Revolução Francesa, por exemplo, chegou a ser fechada, mas logo foi reaberta e passou por seus anos de maior glória.
Também foi lá que se iniciou um dos maiores movimentos sociais do século 20 na França, as protestos de Maio de 68. Milhares de estudantes ocuparam a universidade com reivindicações acerca do sistema educacional francês. Como uma das consequências, em 1970 o governo decide desmembrar a Sorbonne em 13 unidades autônomas – sendo que apenas algumas delas preservaram o nome da instituição.
O lado bom? A gestão de cada um destes campi ficou mais simples, além de expandir o número de alunos e alcance. O aspecto ruim é que a instituição perdeu um pouco do prestígio e reconhecimento internacional.
Em 2018, algumas das unidades iniciaram um movimento de reunificação: a UPMC – de saúde e medicina – e a Paris IV – de humanidades, artes e línguas – juntaram forças e voltaram a adotar o nome de Sorbonne Université. O resultado foi positivo, já que juntas e sob o antigo nome subiram em rankings de avaliação educacional no mundo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.