Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Contingenciamento faz Federal de Uberlândia cortar bolsas e transporte

Dois programas de bolsa que começariam nesse semestre foram cancelados na universidade mineira

Por Taís Ilhéu 19 ago 2019, 15h25

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no interior de Minas Gerais, anunciou o corte de uma série de serviços por conta do contingenciamento de 30% da verba discricionária, imposto pelo Ministério da Educação (MEC) a todas as universidades federais. Segundo a instituição, a suspensão é imediata. 

Em entrevista ao G1, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade, justificou que está fazendo o possível para que os cortes não cheguem à sala de aula. De certa forma, no entanto, os alunos já serão afetados. O serviço de transporte que levava os estudantes de um campus a outro da UFU será suspenso em casos intermunicipais e reduzido em 70% dentro da mesma cidade. 

  • O quadro de estagiários da universidade, composto também pelos estudantes, será reduzido em 60%. Por fim, dois programas de bolsa, o “Programa Bolsas de Graduação – PBG” que seria implementado esse semestre, e as bolsas de iniciação científica em contrapartida com a Fapemig tiveram sua suspensão também confirmada. 

    A universidade também tentará reduzir gastos referente a serviços terceirizados, como de manutenção de infraestrutura. Segundo Alves de Andrade, os cortes já vêm sendo feitos desde junho e será possível revertê-los apenas se o MEC repensar o contingenciamento. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade