Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Dois cursos ao mesmo tempo? Veja 5 dicas

Fazer duas faculdades simultâneas é puxado, mas é possível

Por Giulia Gianolla Atualizado em 11 fev 2021, 16h24 - Publicado em 11 fev 2021, 12h39

Na hora de prestar vestibular, é muito comum ficar em dúvida sobre o curso ideal. A maioria dos estudantes focam em um curso só, mas alguns corajosos se aventuram na jornada de cursar duas faculdades ao mesmo tempo.

E é muito possível tomar essa decisão, como contam os estudantes dessa reportagem, mas é importante ter calma e planejamento na hora de tomar essa decisão. Existem alguns tópicos importantes para levar em consideração:

1. Tempo e distância

Os cursos são em turnos diferentes? Os campus são muito distantes um do outro? Essas são as primeiras perguntas a se fazer. A partir delas, é possível se adaptar.

Bruna Caroline mora em Campinas (SP). Percebendo que não seria possível fazer os dois cursos que queria presencialmente, optou por faculdades que oferecessem graduações EAD. “Eu faço Farmácia no modo semipresencial. O primeiro ano foi inteiro presencial. Quando decidi fazer Marketing, já era só no modo EAD”, conta. Assim, ela consegue, de Campinas, acompanhar as aulas da UNICID e da Anhembi Morumbi, ambas de São Paulo. “Só consegui conciliar as duas faculdades por causa disso. As duas faculdades eu curso sem sair de casa, então não preciso ir de um lugar para o outro e gastar tempo no caminho”, explica ela.

2. Dinheiro

A não ser que você tenha apoio financeiro da sua família, o dinheiro é sempre uma preocupação. Não é à toa que, de acordo com a Pnad Contínua, suplemento Educação, realizada pelo IBGE em 2018, cerca de 13,5% dos jovens de 15 a 29 anos trabalham e estudam ao mesmo tempo.

Dois cursos exigem mais responsabilidade e menos tempo livre. A estudante Giulia Lopes, de São Paulo, conta que, na sua rotina, não consegue encaixar um trabalho extra entre os cursos, por exemplo. “Eu curso Administração Pública (FGV), que é um curso integral. Durante a noite, eu curso Ciências Sociais (USP). Isso significa que minha manhã, minha tarde e minha noite ficam ocupadas todos os dias”, conta Giulia.

No fim do mês, você tem que levar em consideração se é possível sustentar essa opção por dois cursos, principalmente se alguma das graduações for em uma instituição privada.

++ Quer uma vaga de trainee ou estágio? Veja empresas com inscrições abertas

++ LinkedIn: 15 empregos em alta em 2021

3. Disciplina e compromisso

É muito importante se organizar para dar conta de tudo, principalmente em cursos com carga horária mais comprida.  “Não dá tempo de fazer tudo. Você tem que escolher onde vai focar mais, entender qual faculdade exige mais de você e não dar tanto foco para atividades que valem menos, por exemplo”, conta Giulia, que administra o tempo entre Administração Pública e Ciências Sociais.

Continua após a publicidade

Lívia Ulian cursa Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e se formou ano passado em Relações Internacionais na Faap. Em 2020, ela teve que se dividir em três: duas faculdades e um estágio em paralelo. Como ela conseguiu? Organização.

“Durante o estágio, acho que não precisei fazer trabalho pra faculdade. Usava o resto do tempo livre entre os compromissos de aula e estágio para fazer tarefas menores e tentava deixar tudo organizado pro fim de semana”, diz.  Ela conta que sempre foi o tipo de pessoa que faz tudo com antecedência, então organizava tudo para deixar pronto o que era possível para a faculdade. Desse jeito, sobrava tempo até para algum projeto paralelo que quisesse levar. “Mas não nego que já cheguei a fazer coisas de madrugada ou estudar pra uma prova durante a aula de outra disciplina”, confessa.

++ Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

4. Cursos relacionados

Você pode optar por cursos de áreas muito diferentes. A estudante Bruna Caroline escolheu Marketing e Farmácia, pro exemplo. Trabalhando com a família, ela teve a chance de se envolver com o mundo farmacêutico. Para participar de um concurso público, ela também escolheu cursar Marketing.

Ainda não tem certeza de qual caminho seguir, estudante? Cursos de áreas correlatas podem se complementar. Lívia equilibrou Jornalismo e RI. “O que eu mais gosto é a possibilidade de relacionar assuntos, compreender sob uma visão diferente o que eu estudo. RI é muito teórico e Jornalismo é mais técnico, então eu acho que esses dois ‘olhares’ se completam”, reflete. “E posso explorar o que eu mais gosto de cada área: política internacional e comunicação social”, diz Lívia.

Captura de tela de uma ligação por vídeo em grupo. Lívia (ao centro, no topo), em sua apresentação de TCC do curso de RI, em 2020. A cerimônia foi online por causa da pandemia.
Lívia (ao centro, no topo), em sua apresentação de TCC do curso de RI, em 2020. A cerimônia foi online por causa da pandemia. Lívia Ulian/Arquivo pessoal

Giulia fala sobre a sua perspectiva: “Eu não me imagino pensando em políticas públicas sem uma base boa de sociologia. Em uma faculdade só, você não consegue aprofundar em alguns assuntos. No meu caso, é muito legal porque um dos cursos é mais teórico e tem bastante carga de leitura, e o outro me dá a oportunidade de colocar a mão na massa e usar tudo isso na prática”, afirma.

5. Determinação

Para conseguir equilibrar dois cursos, encaixar um trabalho, cuidar da vida pessoal – e mais tudo o que der na telha -, é necessário ter garra para aguentar os momentos de fim de semestre e a correria dessa vida dupla. “Precisa de muita determinação, organização e acima de tudo, vontade. Precisa sonhar”, ressalta a estudante Lívia. “Às vezes enche o saco, você perde a paciência, mas a ideia é sempre focar no plano maior”, conta.

No fim das contas, o que realmente importa é o quanto você consegue e está disposto para dois cursos. E para ter disposição, é importante gostar mesmo dos cursos, afinal, é o dobro dos estudos.

Você já faz dois cursos ao mesmo tempo? Conta a sua experiência nas redes sociais do GUIA.

Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

Continua após a publicidade

Publicidade