Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem: dicas para se dar bem na prova

A menos de uma semana do exame, os primeiros colocados do Enem 2009 dão dicas de como fazer uma boa prova

Por por Mariana Nadai Atualizado em 16 Maio 2017, 13h57 - Publicado em 1 nov 2010, 16h10

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está chegando. No próximo final de semana, 6 e 7 de novembro, mais de 4,6 milhões de pessoas farão a prova que entre outras coisas, desde 2009 passou a ser a porta de entrada para mais de 50 instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

DICAS PARA SE DAR NO ENEM
– Descanse: uma prova com questões longas exige atenção o tempo todo. Estar descansado é fundamental!
– Leia sempre: a leitura de livros e jornais, além de mantê-lo bem informado, ajuda na leitura de enunciados grandes.
– Não perca tempo: não quebre a cabeça com as questões que você não sabe responder.
– Mais fáceis: comece a prova pelas questões que sabe responder!

Com mais essa atribuição – a nota do Enem também é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), ambos programas para estudantes de universidades privadas -, a preocupação em se fazer uma boa prova é cada vez maior.

– Entenda o que é e para que serve o Enem

– Entenda o ProUni passo a passo

– O que é o Fies?

Mas, como se dar bem em um exame tão extenso, realizado em dois dias, com 180 questões e uma redação? Para solucionar essa questão, nada melhor do que saber dicas de quem entende do assunto, como os estudantes Henrique Fanini Leite e Iago da Silva Caíres, respectivamente primeiro e terceiro colocados do Enem 2009.

– Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem com a série de perguntas e respostas sobre o exame

Estudar é fundamental
Iago da Silva Caíres ainda está no 3º ano do ensino médio, mas fez bonito no Enem 2009. O estudante prestou o exame apenas para treinar suas habilidades e de cara conseguiu a 3ª colocação no Enem. “Fiquei muito surpreso com o resultado, sabia que tinha ido bem, mas não que ficaria entre os primeiros colocados. O Enem é uma prova muito abrangente, feita no Brasil todo”, comemora o estudante.

– Confira o calendário dos principais vestibulares na Agenda do GUIA!

Continua após a publicidade

Segundo Iago, que prestará vestibular para Medicina neste ano, estudar foi o fundamental para a boa nota na prova do ano passado. Mas, o estudante acredita que o melhor é manter uma constância nos estudos. “Sempre estudei e revisei o conteúdo da matéria que tinha na escola, desde pequeno faço isso, acredito que essa foi a garantia do meu sucesso na prova. Hoje, me sinto muito seguro em fazer qualquer vestibular”, diz, e complementa: “nesse ano, que prestarei vestibular para valer, eu diminuí a minha rotina de estudos. Me fixei em melhorar naquilo que não era muito bom, como as provas escritas. Acho que ficar muito preocupado em revisar todo o conteúdo do ensino médio é bastante estressante e esse não é um ano para a pessoa se estressar desse jeito”, comenta.

– Consulte o mapa do Enem e veja como as principais faculdades do Brasil vão utilizar o exame

Para Henrique Fanini Leite, que hoje cursa o 1º ano de Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, a dedicação nos estudos também foi fundamental para o sucesso no Enem. “O meu bom desempenho no Enem – Henrique conseguiu a 1ª colocação na prova – foi consequência do meu método de estudo, que provou-se muito eficiente para qualquer vestibular. Eu estudava quatro horas de segunda a sexta, em média. Focava bastante na resolução de exercícios”, explica o estudante.

Atenção! Mesmo considerando que estudar é fundamental, ambos os estudantes enfatizam que nessa semana não adianta querer recuperar o tempo perdido. “Nessa semana é impossível tirar o atraso de um ano. A pessoa só vai ficar mais estressada por não ter estudado direito. Mas, acho que vale a pena tirar alguma dúvida pontual”, aconselha Iago.

Leia sempre!
O estudo tem que ser feito aliado a leitura. Essa é outra dica dos estudantes para a realização de uma boa prova do Enem. Henrique aconselha que, principalmente nesse ano de vestibular, leia-se muito, “desde livros de ficcção, romances, até artigos de jornal”, diz.

O estudante Iago também aconselha a leitura de jornal, principalmente nessa semana que antecede o exame. “Também acho válido que a pessoa leia bastante jornal. Acho importante, nem tanto pelo conteúdo, mas, mais pelo treino da leitura mesmo, que é fundamental numa prova como a do Enem, com enunciados grandes”, enfatiza.

– Faça o teste e veja se você sabe interpretar textos

No dia da prova
Para o estudante Iago, o descanso é fundamental para conseguir aguentar dois dias de provas, com 180 questões e uma redação. “Tem que se resguardar. Acho que isso deve ser feito nessa semana toda, mas, principalmente, um dia antes da prova. São dois dias de provas com questões extensas. Se você estiver cansado, não agüenta fazer tudo. É fundamental estar com a cabeça fria, para manter o foco”, afirma o estudante.

Além do descanso, Henrique recomenda que o estudante não perca muito tempo em questões que não consegue resolver. “Se você fica tentando resolver uma questão que não sabe, acaba perdendo muito tempo, o que não pode acontecer nesse tipo de prova. Também acho importante começar pelas matérias que a pessoa tem maior facilidade. A prova é grande, mas é perfeitamente possível resolvê-la a tempo”, diz o estudante.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade