Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Entenda o Sisu passo a passo e como usar o Enem

Sistema usa nota do Enem como critério de seleção para universidades federais

Por da redação Atualizado em 9 mar 2021, 12h51 - Publicado em 9 mar 2021, 11h46

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) O Sisu teve sua primeira edição em 2010.

Para se candidatar no Sisu, é imprescindível que o estudante tenha feito o Enem do ano anterior – e não tenha zerado na redação. É a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior. Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

++  Notícias de vestibular e Enem

O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. O primeiro Sisu de 2020 ofereceu 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas, por exemplo. A edição do segundo semestre costuma oferecer cerca de 60 mil vagas. Desde a edição do segundo semestre de 2020, o Sisu oferta vagas em cursos a distância.

Preço
As inscrições no Sisu são gratuitas e todas as instituições participantes do sistema devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja se inscrever.

Como funciona a nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Além disso, o candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada a partir dasnotas dos candidatos inscritos na mesma opção, sendo apenas uma referência. Somente ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.

Pesos diferentes
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, para determinada prova do Enem de 2020, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.

datas importantes
6 a 9 de abril: Período de inscrições

13 de abril: Resultado da chamada regular

13 a 19 de abril: Prazo para participar da lista de espera

15 a 19 de abril: Matrícula da chamada regular

A partir de 23 de abril: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

++  Notícias sobre o Sisu

Cotas: Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão no mínimo 50% de suas vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, seguindo as regras da Lei de Cotas, instituída em 2012. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Continua após a publicidade

Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2020.

É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

 

Desempate: No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo:

1) nota da redação;

2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;

4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Mudança de ideia: o candidato pode modificar sua opção quantas vezes quiser durante o período de inscrição. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.

Resultado do Sisu: estará disponível no site do Sisu, nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

+ Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

 

Continua após a publicidade
Publicidade