Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019

USP também disponibiliza as disciplinas específicas que serão cobradas por cada curso no segundo dia de provas da segunda fase

Por Marcela Coelho Atualizado em 4 jul 2018, 12h20 - Publicado em 4 jul 2018, 12h15

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), abre as inscrições para o vestibular 2019 em 13 de agosto. O período se encerra em 14 de setembro. 

A informação foi publicada em Resolução no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 28 de junho, e confirmada pela reportagem do Guia do Estudante.

Os interessados deverão fazer a inscrição por meio da internet, apenas no site www.fuvest.br e pagar a taxa de inscrição de R$ 170, mesmo valor cobrado no vestibular 2018.

Conforme anunciado anteriormente pela Fuvest, agora o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas. No ato da inscrição, depois de escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando também terá que optar por uma das três opções de ingresso: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

  • AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
  • EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas alterações, a concessão de bônus deixa de existir. 

Vagas

Na última quinta-feira (28), a USP também divulgou as vagas oferecidas para o vestibular 2019. No total, serão 11.147 vagas, das quais 8.365 destinadas para a Fuvest e 2.782 vagas para o Sisu.

Continua após a publicidade

Do total de 8.365 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.475 vagas para candidatos EP e 756 para PPI.

GE Fuvest 2019

O Guia do Estudante Fuvest 2019 traz os temas que mais caem no vestibular, resumos de livros obrigatórios, simulados de 1ª e 2ª fases e estratégias para os dois exames, incluindo dicas para melhorar sua nota em redação! Compre aqui.

Provas

Em maio, a USP aprovou outras mudanças para a FuvestAs provas serão aplicadas em duas etapas. A primeira fase, constituída de 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio, acontecerá em 25 de novembro. Já a segunda fase, que teve a diminuição de três para dois dias de provas, será aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2019.

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos irão enfrentar as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No entanto, no segundo dia haverá disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida), cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.

As tabelas a seguir, publicadas no Diário Oficial do Estado De São Paulo, indicam as disciplinas específicas escolhidas para cada curso, separados por áreas:

Biológicas

Disciplinas específicas da segunda fase da USP, biológicas
(Clique para ampliar) Diário Oficial do Estado de São Paulo/Divulgação

Exatas

Disciplinas específicas para a segunda fase da Fuvest_exatas
(Clique para ampliar) Diário Oficial do Estado de São Paulo/Divulgação

Humanas

Disciplinas segunda fase Fuvest _humanas
(Clique para ampliar) Diário Oficial do Estado de São Paulo/Divulgação

Legenda das disciplinas:

M – Matemática
F – Física
Q – Química
B – Biologia
H – História
G – Geografia

  • Continua após a publicidade
    Publicidade