Identificar as escolas que reúnem os melhores cursos do país de modo a auxiliar os estudantes de todo o Brasil na procura por uma instituição de qualidade. É com esse objetivo que o Prêmio Melhores Universidades do Ano, publicado no GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES VESTIBULARES 2013, chega a sua 8ª edição.
A seguir, você poderá conferir as instituições vencedoras na categoria “A Universidade do Ano – Escola Pública e Privada. Concorrem nesta categoria apenas as escolas que tiveram, no mínimo, cinco cursos avaliados pelo GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES VESTIBULAR 2013.
Mas antes de conhecer os vencedores, você sabe como é feita a escolha das escolas premiadas? Todo o processo de seleção das vencedoras é feito com uma consultoria do Ibope Inteligência e a verificação dos dados é feita pela PricewaterhouseCoopers.
Critérios de avaliação
A identificação da melhor instituição é feita a partir de uma fórmula, que combina indicadores de qualidade (A) – média de estrelas dos cursos de determinada escola, ou seja, indica a qualidade média dos cursos – e indicadores de quantidade (B) – quanto aquela escola se aproxima da instituição mais “estrelada” da categoria, ou seja, que possui o maior número de cursos estrelados. Desta forma, a fórmula é: 2A + B/3.
Nesta fórmula, o peso dado à variável A é o dobro de B, o que significa dizer que a qualidade dos cursos estrelados vale duas vezes mais do que a sua quantidade.
As melhores universidades públicas do Brasil:
1º lugar: USP – Um corpo docente bem preparado, pesquisas de ponta e programas de extensão variados são ações que garantem a Universidade de São Paulo (USP) o prêmio de melhor universidade pública do Brasil. A instituição tem mais de 88,9 mil estudantes em 247 cursos de graduação e 607 cursos de pós-graduação, além de 5.940 docentes.
2º Lugar: Unesp – o bom desempenho da Universidade Estadual Paulista (Unesp) vem de um trabalho intensivo. A instituição vem melhorando a infraestrutura e investindo na formação docente por meio do núcleo de estudos e práticas pedagógicas. A universidade também tem promovido uma discussão integrada dos projetos político-pedagógicos dos cursos. Presente em 24 cidades do estado de São Paulo, a instituição conta com mais de 35,9 mil alunos em 179 cursos de graduação e 10,7 mil estudantes em 118 programas de pós, além de 3.543 professores.
3º lugar: UFRGS – com um ensino de qualidade, pós-graduação consolidada, investimentos em pesquisa e em inovação, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece entre as três melhores universidades públicas do Brasil. A instituição possui mais de 28,2 mil estudantes de graduação em 89 cursos, mais de 10, 4 mil alunos de mestrado e doutorados e mais de 2,4 mil docentes.
As melhores universidades particulares do Brasil:
1º lugar: PUC Minas – com um olhar para a investigação científica e outro para as vagas de estágio, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) amplia o leque de oportunidades oferecidas aos estudantes. Ao toda, a instituição possui mais de 47,4 mil estudantes em 108 cursos de graduação, além de conceder mais de 600 bolsas de iniciação científica e 1.710 monitorias que beneficiam estudantes.
2º lugar: PUCRS – a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) aposta alto na titulação de seus mais de 1,4 mil professores: mais de 90% deles são mestres e doutores e há capacitação constante da equipe com o objetivo de melhor a gestão na sala de aula e, assim, beneficiar o ensino. A instituição tem 24 mil alunos em 51 cursos de graduação e mais de 5 mil na pós-graduação em 68 cursos de especialização, 24 de mestrado e 21 de doutorado.
3º lugar: PUC – RIO – nos últimos anos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) consolidou a qualidade de seus cursos de graduação e pós e voltou-se à pesquisa. O fato de ser considerada de médio porte, com cerca de 20 mil alunos de graduação e pós-graduação, também tem colaborado para um tratamento mais individualizado dos alunos.
LEIA MAIS