Estudantes de todo o Brasil que fizeram o Enem em 2022 têm até esta quinta-feira (22) para participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil. As inscrições acontecem virtualmente no site Acesso Único, do MEC.
Para participar, é necessário ter realizado a última edição do Enem e ter alcançado nota maior que zero na redação. Não há critérios de renda ou socioeconômicos, como no Prouni – mas é possível concorrer na Ampla Concorrência ou em modalidades de cotas sociais e raciais.
+ Entenda alguns casos em que vale a pena a ampla concorrência, mesmo tendo direito a cotas
+ Cotas raciais: quem pode concorrer como PPI?
Resultado e matrícula
De acordo com o edital, a chamada regular e única será divulgada no dia 27 de junho. O candidato poderá consultar o resultado por meio da página oficial do Sisu ou pelos sites das instituições para as quais se candidatou. O período de matrículas será de 29 de junho a 4 de julho, sendo dever do candidato observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição – aqueles que não se matricularem, perderão a vaga.
O candidato que não foi aprovado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso, poderá participar da lista de espera. Para isso, deverá manifestar interesse, no próprio site do Sisu, entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Só é possível participar da lista de espera para uma das duas opções de curso. Essas não possuem um cronograma ou uma quantidade definida, elas vão sendo publicadas pelas próprias universidades conforme o preenchimento das vagas. Cabe ao candidato ficar atento.
Cronograma Sisu 2023.2
Inscrições: 19 a 22 de junho
Resultado da chamada única: 27 de junho
Período de matrículas: 29 de junho a 4 de julho
Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho