logo-ge

Inscrições para Encceja 2018 terminam nesta sexta (27); entenda o exame

Veja o calendário da aplicação, como são as provas, quem pode fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e mais

Acabam às 23h59 desta sexta-feira (27) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) de 2018. O exame é gratuito e destinado a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior (inclusive pessoas privadas de liberdade) que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada

A poucas horas para o fim do prazo, o número de inscritos já passa de 1,5 milhão. Desse total, 307,3 mil buscam a certificação do ensino fundamental e 1,19 milhão querem a certificação do ensino médio.

Inscreva-se para o Encceja.

Datas

As provas do Encceja Nacional regular acontecem no dia 5 de agosto. Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Haverá também uma aplicação para candidatos na categoria PPL, ou seja, pessoas privadas de liberdade no Brasil ou no exterior. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL.

Para que serve o Encceja?

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Durante a inscrição, é importante que o participante fique atento à seleção das áreas de conhecimento: para quem deseja a certificação completa, é preciso selecionar todas elas; mas quem já tem alguma declaração parcial de proficiência (obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja) fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

Quem pode fazer a prova?

Quem busca a certificação do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já quem busca a certificação do ensino médio precisa ter pelo menos 18 anos completos.

Como são as provas do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, que deverá ser elaborada a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Para o ensino fundamental, cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio, as áreas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página na internet material didático de apoio aos participantes, bem como provas antigas e gabaritos. Acesse neste link.

Novidade deste ano: justificativa de ausência

A partir de 2018, os candidatos inscritos que faltarem ao Encceja e quiserem se inscrever novamente em outro ano deverão justificar a ausência. Isso deverá ser feito no sistema de inscrição do próximo exame. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para poder fazer a prova.

A medida foi tomada porque o exame, que é gratuito, teve uma taxa de ausência de 60% em 2017 – o que gerou prejuízos aos cofres públicos.

Veja também