logo-ge

MEC divulga calendário do Encceja 2018

Inscrições para o exame serão realizadas entre 16 e 27 de abril

 (toeytoey2530/iStock)

Em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) apresentou o calendário da edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As inscrições para o exame serão realizadas das 10h do dia 16 de abril às 23h59 do dia 27 de abril, no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. A solicitação de Atendimento por Nome Social deverá ser feita de 30 de abril a 4 de maio. A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto. Já a do Encceja Exterior é em 16 de setembro.

As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.

A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Ausência

A novidade da edição de 2018 é em relação à justificativa de ausência. O Encceja continuará sendo gratuito, mas o participante que não comparecer à aplicação das provas e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente. A medida foi tomada para evitar prejuízos aos cofres públicos, já que o Encceja 2017 teve uma taxa de ausência de 60% e o valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

No caso de o candidato faltar nesta edição e quiser fazer o Encceja 2019 também precisará justificar a ausência no Sistema de Inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar a prova.

Provas

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

A partir de 2017, a Certificação de Conclusão do Ensino Médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até 2016, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Enem para receber o diploma do Ensino Médio.

O Encceja 2018 será realizado em dois turnos e obedecerá ao seguinte cronograma:

Turno matutino
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Turno vespertino
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Obs.: os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Outras informações podem ser encontradas no Edital do Encceja 2018, publicado nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Completo 18 anos no dia 07 de agosto, posso fazer a prova?

    Curtir

  2. Marcos Oliveira

    Aff velho, 5 de Agosto. Espero que adiem igual o ano passado, pois faço 6 de Setembro que droga… (ADIEM, ADIEM, ADIEM) (DÊ PROBLEMA NO SISTEMAAA)

    Curtir

  3. Julio e Carla Oliveira

    Ainda não está disponivel! 11h49

    Curtir