Clique e assine GE Play por R$16,90

Confira novas datas do Sisu do 2° semestre; inscrições começam em julho

Os candidatos interessados, que prestaram o Enem 2019 e não zeraram a redação, poderão se inscrever no Sisu entre os dias 7 e 10 de julho

Por Juliana Morales - Atualizado em 17 jun 2020, 10h07 - Publicado em 16 jun 2020, 15h01

O período de inscrição para o segundo semestre do Sisu, inicialmente divulgado pelo governo, começaria na terça-feira (16). Mas o edital nem chegou a ser publicado na data e alunos de diversas partes do país cobraram informações nas redes sociais, com a #cadeosisu2. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, então, anunciou  que o período de inscrições para o segundo semestre foram adiadas para julho.

Os candidatos interessados, que prestaram o Enem 2019 e não zeraram a redação, poderão se inscrever no Sisu entre os dias 7 e 10 de julho. Na terça,  Weintraub falou que o MEC divulgaria nos próximos dias o edital com as regras e o cronograma completo da edição.

Novas datas do Sisu

Na quarta-feira (17), o MEC publicou no Diário Oficial o edital com o novo cronograma. Anota aí!

  • Abertura das inscrições: 7 de julho
  • Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Abertura das matrículas: 16 de julho
  • Encerramento das matrículas: 21 de julho
  • Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)

Cursos a distância

Em maio, o MEC anunciou que alterou a portaria com as regras do Sisu para incluir a oferta de vagas em cursos a distância. As alterações passam a valer já para o processo seletivo deste segundo semestre do programa.

É a primeira vez que as instituições interessadas poderão ofertar vagas em cursos não presenciais. Além disso, a portaria determina que as universidades ofereçam meios digitais para o aluno encaminhar os documentos necessários para matrícula, e que publiquem a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Ele foi criado em 2012.

Continua após a publicidade
Publicidade