logo-ge

“Manual do Calouro” ajuda novos integrantes da USP

Material apresenta aplicativos e informações importantes para o cotidiano dos alunos

No dia 5 de fevereiro, começaram as matrículas dos aprovados via Sisu e Fuvest para estudar na Universidade de São Paulo. Muitas dúvidas em relação à vida universitária acompanham os calouros, desde o funcionamento do transporte dentro do campus e questões sobre moradia e alimentação até manifestações artísticas e práticas esportivas disponíveis.

Para que os novos alunos possam tirar o máximo proveito da vivência universitária e entendam o funcionamento da USP, foi criado o Manual do Calouro, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

Em 2016, o manual se tornou on-line e disponível a todos os que tiverem interesse em saber como funciona a vida universitária na USP. Uma das novidades apresentadas para 2018 é o e-card USP, uma carteirinha digital que pode ser obtida por meio do aplicativo disponível na App Store e no Google Play. As instruções para obtenção de senhas serão enviadas por e-mail pela Pró-Reitoria de Graduação.

Para os ingressantes com dificuldades socioeconômicas, existem auxílios para moradia, transporte, alimentação e até livros. O manual também apresenta atividades que vão além da sala de aula, como os centros esportivos da USP, o cinema, teatros e museus.

Se você passou na USP ou pretende prestar o vestibular e já quer ter uma ideia de como é fazer parte da universidade, pode acessar o Manual do Calouro aqui.