Os aprovados na primeira chamada no vestibular 2022 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) poderão realizar a matrícula no site da Universidade de São Paulo a partir das 8h desta segunda-feira (14). Os 8.211 candidatos convocados terão até as 16h do dia 17 de fevereiro para matricular-se. Inteiramente online, a matrícula será dividia em duas etapas.
Na primeira, o convocado deve fazer o preenchimento do formulário de matrícula, fazer o upload de uma fotografia recente e enviar os seguintes documentos em formato eletrônico (PDF, JPG, PNG, GIF): documento de identidade, certificado de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente, e respectivo histórico escolar.
Os candidatos que ainda não possuíram em mãos o certificado de conclusão do Ensino Médio poderão substituir o documento temporariamente por uma declaração de conclusão de curso expedida em papel timbrado e assinada pelo diretor da escola ou responsável comprovando que o convocado estava matriculado no terceiro ano do ensino médio durante 2021.
No ato de matrícula, o convocado deverá escolher entre as seguinte opções em relação a sua escolha de curso:
- Matriculado satisfeito [S] – o convocado realiza a matrícula no curso para o qual foi convocado e está satisfeito com a escolha;
- Desistente aguardando nova convocação [D] – o convocado prefere não realizar a matrícula no curso para o qual foi convocado, mas deseja continuar concorrendo nas chamadas subsequentes para se matricular nas outras opções de curso que indicou na inscrição do vestibular;
- Matriculado aguardando nova convocação [M] – o convocado realiza a matrícula no curso para o qual foi convocado, mas ainda deseja concorrer nas chamadas subsequentes para caso de remanejamento para uma das outras opções de curso que indicou na inscrição do vestibular.
Caso o convocado não apresente os documentos exigidos nesta primeiro etapa, não poderá enviá-los posteriormente e perderá a vaga. Na segunda etapa, o candidato deverá confirmar sua matrícula. Ambas as fases só são consolidadas após a validação dos documentos pela Central Unificada de Matrículas da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Vagas pelo Sisu
Os candidatos que não foram aprovados na Fuvest ainda podem concorrer a uma vaga na USP em 2022. Isso porque, desde 2017, a universidade passou a adotar também o Sisu como forma de ingresso. Por meio do programa, os estudantes podem concorrer a uma vaga em quase todas as universidades públicas do país usando a nota do Enem. Ao todo, a USP vai ofertar 2.936 vagas nesta edição do Sisu. As incrições do programa acontecem entre 15 e 18 de fevereiro.
+ Sisu: os 5 cursos com maior nota de corte da edição passada
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.