Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Sisu: os 5 cursos com maior nota de corte da edição passada

A nota de corte é uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Veja como as notas da edição passada podem te ajudar

Por Juliana Morales Atualizado em 11 fev 2022, 16h23 - Publicado em 10 fev 2022, 19h49

O período de inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começa próxima terça-feira (15) e vai até o dia 18 de fevereiro. Durante esses dias, os candidatos poderão concorrer a vagas nas maiores universidades públicas do país. É possível modificar as opções de curso e universidade quantas vezes quiser até o encerramento das inscrições, às 23h59 do dia 18. O sistema irá considerar a última opção preenchida. Nesse “jogo de apostas” para tentar uma vaga, a nota de corte é uma referência importante para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Todo dia as notas mudam, de acordo com a nota dos candidatos que já se inscreveram até aquele momento. Ela é calculada a partir do número de vagas ofertadas do curso. Ou seja, se o candidato quer um curso que esteja oferecendo 10 vagas, a nota de corte será sempre a nota do décimo classificado.

Além de fazer o acompanhamento diário desde o primeiro dia de inscrições, é interessante que o candidato analise a probabilidade de passar em determinado curso ou instituição de acordo com as notas de corte dos últimos anos. Apesar de estar sujeito a variáveis, o histórico passado do Sisu é uma boa pista, viu?

Separamos os cinco cursos que tiveram as notas de corte mais altas na edição do primeiro semestre do ano passado, na modalidade de ampla concorrência. Para fins de comparação, também mostramos qual foi a menor nota de corte em cada um destes cursos.

Lembrando que a nota de corte é a nota mínima para ser aprovado em determinado curso. Portanto, quando falamos em maior nota de corte para Medicina, por exemplo, estamos falando da universidade do Brasil onde aquele curso teve a maior nota mínima para ingresso.

Confira!

1. Medicina

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Integral: 952,51

Menor nota de corte: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Integral: 771,79

2. Direito 

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Matutino: 885,02

Menor nota de corte: Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Noturno: 679,24

3. Odontologia

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Integral: 880,44

Menor nota de corte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Noturno: 710,46

4. Engenharia Aeronáutica

Maior norte de corte: Universidade de São Paulo (USP) – Integral: 866,43

Continua após a publicidade

Menor nota de corte: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Integral: 796,21 

5. Psicologia

Maior norte de corte: Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 861,60

Menor nota de corte: Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Integral: 663,84

+ Veja mais dicas e estratégias para os três dias de inscrições

Outros cursos

Para saber a análise das notas de corte de outros cursos na última edição do Sisu, busque no novo site do Ministério da Educação (MEC), chamado Acesso Único, lançado no último dia 3 de fevereiro. Na ferramenta de busca avançada, é possível consultar dados sobre as edições de 2020 e 2021 do Sisu e dos outros dois programas de acesso ao Ensino Superior do Governo Federal, o Prouni e o Fies.

Sisu

Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.

Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.

Nesta edição, serão ofertadas 221.790 vagas, que já estão disponíveis para consulta.

Cronograma Sisu 2022/1

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrícula: 23 a 28 de fevereiro

Período para manifestar interessa na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade