O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (2), no Diário Oficial da União, a redução de mais 1.284 vagas em cursos universitários de todo o Brasil. Na determinação de hoje, foram atingidos 58 cursos de Serviço Social, Fonoaudiologia e Educação Física.
A graduação de Educação Física foi a mais atingida pela determinação do ministério, foram canceladas 1.024 vagas. Serviço Social teve 224 vagas reduzidas e Fonoaudiologia, 39.
Além dos cortes, os cursos serão supervisionados e terão suspensos os prazos dos processos de regulação em trâmite no MEC. As penalizações vigoram até que o ministério avalie o relatório final da supervisão.
Os cursos que tiveram redução de vaga apresentaram nota insatisfatória, entre 1 e 2, no Índice Geral de Cursos (IGC), do Conceito Preliminar de Curso (CPC), de 2010, indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Na avaliação, a nota 3 é considerada satisfatória e as notas 4 ou 5 são consideradas boas.Em menos de duas semanas, o MEC já reduziu um total de 8.581 vagas em diversos cursos, a maioria em graduaçãoes da área da Saúde. Em Medicina, 16 cursos perderam, no total, 514 vagas.
Nos cursos de Odontologia, Farmácia e Enfermagem, foram cortadas 3.986 vagas. Enfermagem foi mais afetada: 65% das vagas fechadas foram desse curso. Já Odontologia perdeu 307 vagas; e Farmácia, 1.107. Fisioterapia também perdeu um número expressivo de vagas: 1.211, de 74 cursos diferentes. Já Biomedicina perdeu 811 vagas; e Nutrição , 772.
O governo ainda pretende, até o fim do ano, cortar outras 43 mil vagas em cursos de Saúde, Administração e Ciências Contábeis.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem