logo-ge

Pré-iniciação científica da USP ajuda estudante a passar na Poli

O jovem decidiu prestar o curso depois de passar um ano em contato com a universidade

O calouro Victor Estevo Alves passou no vestibular da Fuvest e hoje é aluno do curso de Engenharia de Minas da Escola Politécnica (Poli) da USP. Segundo o jovem, o Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) da universidade teve uma relação direta com sua aprovação.

Victor estudava em uma das escolas públicas que participa da iniciativa. Durante um ano, ele teve a oportunidade de conhecer alunos e professores da Poli, além de entender o que é engenharia e descobrir como funciona a produção de conhecimento científico na instituição.

“Além de ter me dado a experiência do dia a dia da universidade, isso me guiou a fazer a escolha da minha carreira. Se não fosse o Pré-IC, eu provavelmente teria desistido de realizar o curso devido à sua dificuldade, tanto para ingressar quanto para se manter. Mas os professores e colegas me motivaram a tentar, a me esforçar, mostraram que seria possível. Devo muito a esse programa”, enfatiza o estudante.

Com o objetivo de despertar e incentivar o interesse de estudantes da rede pública de ensino pela pesquisa científica nas diversas unidades da USP, segundo o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Poli, Edvaldo Simões da Fonseca Junior, o programa fala sobre engenharia em uma linguagem acessível.

Clique aqui para saber mais sobre o programa.

(Com informações do Jornal da USP).