Neste domingo (24), 117.019 candidatos farão a primeira fase da Fuvest 2020, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP). O GUIA DO ESTUDANTE publicará o gabarito e a correção comentada da prova ainda hoje.
Das 8.317 vagas ofertadas pela Fuvest, 45% são reservadas para candidatos vindos de escolas públicas. Destas, uma porcentagem é direcionada também a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Prova
Os portões para a prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. A duração total é de 5 horas e não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica. O candidato só poderá deixar o local a partir das 16h.
A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha envolvendo as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares.
A Fuvest anunciou que a prova deste ano será, pela primeira vez, impressão colorida. Segundo a fundação, o objetivo é facilitar a leitura de gráficos, mapas e figuras e melhorar a interpretação das questões.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 9 de dezembro.
Concorrência
Já é de costume que Medicina esteja entre os três primeiros, mas este ano ela ocupou todo o pódio: o primeiro curso mais concorrido é Medicina em São Paulo, seguido por Medicina em Bauru e em Ribeirão Preto.
Na outra ponta, dos cursos menos concorridos, estão Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo).
Segunda fase
Os aprovados na primeira etapa fazem a prova da segunda fase nos dias 5 e 6 de janeiro. No primeiro dia, todos respondem a 10 questões de Língua Portuguesa e elaboram uma redação. No segundo, serão doze questões de disciplinas que variam conforme a carreira escolhida pelo candidato.
A lista de aprovados em primeira chamada sai no dia 24 de janeiro.
Segurança
Neste ano, a Fuvest terá um novo sistema de segurança na prova, o reconhecimento facial dos candidatos. Antes, para atestar a identidade das pessoas que faziam o exame, a fundação coletava as digitais no dia do vestibular. Agora, esse procedimento foi substituído por uma comparação entre fotos do rosto dos inscritos.
A primeira foto já foi anexada no momento da inscrição por todos os candidatos. A Fuvest orientava que fosse uma foto em fundo branco e que a pessoa não estivesse usando nenhum tipo de acessório — uma foto 3×4 tradicional. Essa foto será comparada com uma outra que será tirada no dia de aplicação da prova com um aplicativo desenvolvido especialmente para o vestibular da USP.
Somente os candidatos aprovados na segunda etapa do vestibular terão suas fotos comparadas antes da matrícula. A verificação das duas imagens será feita por um sistema de processamento de dados.