logo-ge

Quais as diferenças entre os vestibulares da Fuvest, Unicamp e Unesp?

Com a aproximação desses vestibulares, é importante entender as peculiaridades de cada um

O final do ano é considerado praticamente uma maratona para vestibulandos. São dias de estudos intensos intercalados com finais de semanas de provas. O foco nos exames é uma prioridade e outras atividades são deixadas de lado.

A forma que o estudante se prepara está diretamente relacionada ao tipo de prova que irá encarar, por isso simulados são tão importantes nessa fase. E cada vestibular tem suas peculiaridades. Além do conteúdo cobrado, eles podem se diferenciar pelo número de alternativas que oferecem e dias de provas na segunda fase, por exemplo. 

Para você não se atrapalhar, separamos as principais características da primeira e da segunda fase dos três principais vestibulares de São Paulo: Fuvest, Unicamp e Unesp. Confira abaixo: 

Primeira fase:

Fuvest

Data: 24/11

Locais de prova

A primeira fase é realizada em um único dia. Você terá de encarar uma prova constituída de 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, sobre as seguintes disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. 

Todas as questões serão de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A duração da prova é de 5 horas. Não se esqueça de se organizar com o tempo, pois não há tempo adicional para transcrição do rascunho para a folha de respostas.

A lista de convocados para a segunda fase será divulgada no dia 9 de dezembro.

Unicamp

Data: 17/11

Locais de prova

A primeira fase é composta de uma única prova, com 90 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais, sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio. Aqui, você também irá se deparar com questões interdisciplinares.

Diferentemente dos outros vestibulares, a prova objetiva da Unicamp contém apenas quatro alternativas por questão. O candidato terá no máximo 5 horas para a realização da prova.

Unesp

Data: 15/11

Locais de prova

Das 90 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, serão 30 para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Química, Física e Matemática

A prova dura 5 horas e o resultado com a lista de convocados para a segunda fase será divulgado no dia 4 de dezembro no site da Vunesp.

Segunda fase:

Fuvest 

Data: 5 e 6 de janeiro

A segunda fase é constituída por duas provas de conhecimentos específicos obrigatórias para todos os candidatos convocados para essa fase. A duração de cada uma será de 4 horas e não haverá tempo adicional para transcrição de respostas.

A primeira prova terá duas partes, valendo 50 pontos cada uma. A primeira é composta por 10 questões de Português, de mesmo valor, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é a Redação.

A segunda prova será formada por 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Esta prova também vale 100 pontos.

O resultado com os aprovados será divulgado no dia 24 de janeiro.

Unicamp

Data: 12 e 13 de janeiro

A segunda fase é composta por provas dissertativas aplicadas em dois dias consecutivos, sendo uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em primeira opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

Primeiro dia – provas comuns a todos os candidatos:

  • prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta)
  • prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com 8 questões
  • 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa

Segundo dia – provas comuns a todos os candidatos:

  • prova de Matemática com 6 questões
  • prova interdisciplinar de Ciências Humanas com 2 questões
  • prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com 2 questões

Segundo dia – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:

  • candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 6 questões de Biologia e 6 questões de Química
  • candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química
  • candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia

O candidato terá no máximo 5 horas para a realização das questões estabelecidas para cada dia. 

A lista com os aprovados será divulgada no dia 10 de fevereiro.

Unesp

Data: 15 e 16 de dezembro

A segunda fase da Unesp é realizada em dois dias e é composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo. 

No primeiro dia são 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).

Já no segundo dia é a hora de resolver 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e a Redação.

Ambas devem ser realizadas em, no máximo, 4 horas e 30 minutos.

O resultado do vestibular será divulgado no dia 27 de janeiro.