Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Primeiro dia da 2ª fase da Unicamp tem menor abstenção em dez anos

Na primeira fase houve a maior taxa de abstenção desde 2003. Na segunda etapa, 15.470 candidatos disputam 3.237 vagas

Por Luccas Diaz 8 fev 2021, 19h08

No primeiro dia da segunda etapa do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nesta segunda-feira (8), apenas 8% dos 15 mil candidatos não compareceram ao exame. É o menor índice de abstenção de um primeiro dia de segunda fase nos últimos dez anos. A prova aplicada foi composta por uma redação, oito questões de Língua Portuguesa e Literatura e duas questões de Inglês.

++ Unicamp 2021 divulga gabarito oficial da primeira fase

O movimento é o oposto do que aconteceu na primeira fase do vestibular. Dos mais de 77 mil inscritos, 13,8% não realizaram a prova, na maior taxa de abstenção desde 2003. A adaptação para a aplicação do exame em meio à pandemia contou não apenas com medidas de segurança, incluindo aferição de temperatura e distanciamento social, como também uma readequação do conteúdo.

++ Redação da Unicamp: o que você precisa saber sobre gêneros textuais

De acordo com a coordenadora acadêmica da Comvest, Marcia Rodrigues de Souza Mendonça, as duas propostas de redação disponibilizadas para os candidatos apresentaram uma menor necessidade de conhecimento dos gêneros textuais – a variedade de formatos permitidos na redação é um dos pontos mais conhecidos da prova. As informações são da coletiva pós-prova da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

A primeira opção era redigir um discurso político de uma assembleia estudantil em que se discutia a remoção ou não da estátua de uma figura histórica com feitos hoje vistos como controversos. A segunda opção era no formato de entradas de diário em que o candidato deveria relatar as situações de risco durante a pandemia pelas quais um trabalhador impossibilitado de se isolar passou. Os relatos deveriam funcionar como testemunho histórico desse tempo e os textos de apoio citaram o conceito de necropolítica, além de racismo e discriminação. 

++ Redação da Unicamp propõe diário sobre a covid-19

Nenhuma ocorrência, tanto dos protocolos de segurança quanto do próprio vestibular, foi registrada nesse primeiro dia de prova e a Comvest definiu a aplicação como “super tranquila”.

Quero Bolsa | Faça Sua Pré-Matrícula! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades.

Continua após a publicidade
Publicidade