PUC-RS, Unisinos e PUC-Campinas anunciam aprovados do vestibular
As matrículas das PUCs começam em poucos dias, enquanto as da Unisinos já estão ocorrendo
Esta semana, três universidades particulares divulgaram o resultado dos seus vestibulares de inverno 2017. São elas a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e as unidades do Rio Grande do Sul e de Campinas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS e PUC-Campinas).
- Acesse aqui a lista de aprovados da Unisinos
- Acesse aqui as listas de aprovados da PUC-RS
- Acesse aqui as listas de aprovados da PUC-Campinas
Unisinos
Os aprovados interessados devem efetuar as suas matrículas de hoje até o dia 22 de junho. Cada curso terá um dia específico para o registro acadêmico. É possível acessar o cronograma neste site.
Para realizar o processo, os aprovados devem pagar a primeira mensalidade da instituição e levar a cópia e o original dos seguintes documentos:
- Foto 3×4;
- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Carteira de Identidade e CPF.
Outras listas de chamada devem ser divulgadas. A instituição, entretanto, não anunciou previamente as datas em que elas serão anunciadas.
As provas da instituição foram aplicadas no domingo, 11 de junho. Aqueles que não quiseram realizá-la puderam utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso realizaram a o teste entre 2014 e 2016. Em caso de empate de pontuações entre candidatos, os que executaram a prova da Unisinos tiveram prioridade.
Neste processo seletivo, a Unisinos conta com mais de 70 opções de curso e oferece 1,6 mil vagas para graduações presenciais e 1,3 para ensino à distância (EaD). As aulas começam no dia 7 de agosto.
PUC-RS
Além da lista de primeira chamada, a instituição também liberou a relação de candidatos em espera do seu processo seletivo.
As matrículas dos aprovados ocorrem na terça-feira, 20 de junho, das 9h às 18h, na Central de Atendimento ao Aluno da PUC-RS. Neste mesmo dia, os estudantes da lista de espera devem manifestar seu interesse no site da universidade para comporem a segunda chamada. O registro acadêmico deste grupo acontecerá no dia 23 do mesmo mês, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
Para efetuar o procedimento de registro acadêmico, os aprovados devem realizar o pagamento da primeira mensalidade da instituição e entregar, presencialmente, as cópias e os originais dos seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Cédula de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Quitação Eleitoral (a partir de 18 anos);
- Comprovante de Situação Militar Regular (para candidatos do sexo masculino).
A PUC-RS promoveu mudanças nos seus processos seletivos de meio de ano. Com as alterações, a instituição agora forneceu três maneiras para os candidatos ingressarem: através da realização da prova objetiva e da redação, pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2014 e 2016 ou utilizando ambas as opções, sendo que a classificação dos candidatos aconteceu através da nota mais alta de cada um.
Neste vestibular, a PUC-RS colocou 2.310 vagas à disposição. Este número foi distribuído por 37 cursos.
É possível obter outras informações no edital ou no manual do candidato.
PUC-Campinas
Os candidatos aprovados no processo seletivo desta instituição devem manifestar interesse até o dia 20 de junho. As matrículas da primeira chamada acontecem nos dias 19 e 20 do mesmo mês. A segunda lista será divulgada no dia 22.
Os documentos necessários para efetuar o registro acadêmico são:
- Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Médio;
- Cédula de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Comprovante de quitação eleitoral (a partir de 18 anos);
- Comprovante de situação militar regular (para candidatos do sexo masculino).
O vestibular da PUC-Campinas ofereceu 475 vagas, que foram distribuídas entre os cursos de Administração, Direito, Jornalismo, Psicologia, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Jogos Digitais.
As provas foram aplicadas no dia 2 de junho para Direito e, no dia 3, para os demais cursos. O exame geral contou com uma redação e 50 perguntas de conhecimentos gerais. Já a prova do curso de Direito foi composta de 10 questões de Língua Portuguesa e outras 40 sobre História e de Literatura Brasileira. Os candidatos também puderam optar por utilizar as notas adquirias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.
É possível encontrar outras informações no manual do candidato desse processo seletivo.