Que cor de caneta usar na Unicamp? Veja o que levar na prova
Confira tudo o que você pode e precisa levar no dia da prova (e o que pode te penalizar se você usar!)
A primeira fase da Unicamp 2025, vestibular da Universidade Estadual de Campinas, acontece neste domingo (20) às 9 horas da manhã. Com a mudança de horário da prova, já é hora de separar a caneta e começar a organizar os materiais permitidos. Não vai deixar nada para a última hora!
Bem menos restrito que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é possível levar até lápis e borracha para a sala de aplicação. Porém, fique atento também aos itens proibidos para não ser penalizado.
Neste texto, listamos tudo que você pode e deve levar para o dia da prova – e também o que você não pode nem pensar em ter com você durante a aplicação. Confira a lista e comece a preparar!
+ Unicamp 2025: veja temas e gêneros que podem cair na redação
O que você pode levar
- Caneta de cor preta em material transparente;
- Lápis preto;
- Borracha;
- Régua transparente;
- Compasso;
- Água, refrigerante, suco, doces, balas e outras comidas leves;
Atenção: além desses materiais, você precisa do seu documento de identidade original indicado no momento da inscrição. Veja aqui quais documentos eram permitidos em edital.
+ Unicamp 2025: 7 atualidades do ano que podem cair na prova
O que está proibido
- Qualquer aparelho eletrônico como celular e relógio inteligente;
- Quaisquer outros equipamentos eletrônicos como calculadora;
- Corretivo líquido;
- Lapiseira;
- Caneta marca texto;
- Quaisquer itens (não religiosos) que cubram a cabeça como bandana/lenço, boné, chapéu;
- Outros materiais estranhos à prova.
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.