Quer se concentrar nos estudos e diminuir o stress? Pare de checar seu e-mail o tempo todo
Estudo conclui que ficar monitorando a caixa de entrada pode deixar você duas vezes menos focado nas tarefas
Manter o seu programa de e-mails aberto ou deixar o smartphone ao seu lado para avisar sempre que chegar uma mensagem nova pode parecer bom: afinal, assim você não corre o risco de deixar de receber algo importante. Mas, se você costuma fazer isso enquanto estuda ou faz trabalhos de escola, talvez seja a hora de rever seus conceitos.
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que deixar o e-mail de lado pode melhorar sua concentração. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que se desconectaram tiveram níveis mais baixos de stress e se concentraram por mais tempo em uma única tarefa em relação a seus colegas que não fizeram isso.
– 13 dicas para se concentrar na hora dos estudos
– Você tem distúrbio de déficit de atenção (DDA)?
Como foi o estudo
Com a permissão de seus supervisores, trabalhadores de um escritório nos EUA “tiraram férias do e-mail” e ficaram cinco dias sem checar suas mensagens. Enquanto eles e seus colegas trabalhavam, seus batimentos cardíacos eram monitorados e um programa instalado em seu computador observava sempre que eles trocavam de uma janela do navegador para outra.
O resultado mostrou que as pessoas com acesso ao e-mail tinham batimentos cardíacos constantes, o que, segundo os pesquisadores, indica um estado de alerta máximo. Mas os batimentos cardíacos de quem estava sem o e-mail oscilou naturalmente – algo comum em pessoas que estão sob menos stress.
Além disso, quem monitorava constantemente a chegada de mensagens novas se concentrou bem menos em uma única tarefa: eles ficavam mudando de janela no computador duas vezes mais do que aqueles que haviam tirado férias do e-mail.
Para os autores do estudo, determinar um tempo certo para checar o e-mail (em vez de ficar lá o tempo todo) pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Boa dica para quem precisa se concentrar nos estudos.
(Via Scientific American)
LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem