Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Racismo e armamento foram temas de redação da Unicamp 2023

Candidatos deveriam escolher apenas um dos temas, que pertenciam aos gêneros "depoimento" e "texto de convocação"

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 11 dez 2022, 20h03 - Publicado em 11 dez 2022, 18h50

O racismo e o armamento no Brasil foram os temas de redação da Unicamp 2023, que teve o primeiro dia da segunda fase aplicado neste domingo (11). Como de costume, dois temas foram apresentados aos candidatos e eles deveriam dissertar a respeito de apenas um deles. As propostas pertenciam a dois gêneros textuais distintos: uma carta de convocação e um depoimento.

No tema relacionado ao armamento, foi apresentada uma situação hipotética ao candidato. Ele deveria imaginar que teve uma amiga morta por um disparo acidental de arma de fogo e que, um ano depois, um clube de tiro estaria prestes a ser aberto em seu bairro. Diante da situação, foi pedido que ele escrevesse um texto de convocação para a associação de moradores do bairro para discutir o tema.

Observe a proposta completa e os textos de apoio:

Continua após a publicidade
segunda fase unicamp; redação unicamp
(Comvest/Reprodução)

O mais importante nesta proposta, destaca o professor de redação do Curso Anglo, Felipe Leal, era que os candidatos seguissem as orientações da banca: destacar os perigos da abertura do clube de tiros, apresentar argumentos contrários à posse e porte de armas de fogo e criticar uma política pública de armamento da população.

A coletânea dava elementos para essa argumentação ao indicar, por exemplo, o aumento de mortes por arma de fogo diante do armamento de civis. A legislação a respeito do porte e posse de armas também poderia ajudar na construção do texto.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já a segunda proposta tratava de um projeto de educação antirracista lançado em uma escola. A direção do colégio solicitou que estudantes relatassem, em depoimento anônimo, se já haviam vivenciado uma situação de racismo – como vítima, agressor ou espectador. No depoimento, o estudante deveria, obrigatoriamente:

a) declarar como se identifica racialmente;

b) relatar se já presenciou, cometeu ou sofreu algum ato de racismo dentro do colégio e

c) explicar como a diversidade étnico-racial é tratada nesse espaço escolar: no currículo, ou nos conflitos cotidianos, ou na contratação de professoras/es, ou na presença de alunas/os negras/os.

Observe a proposta completa e os textos de apoio:

segunda fase unicamp; redação unicamp
(Comvest/Reprodução)

Aqui, era importante que o candidato seguisse os comandos exigidos pela banca – também chamados de “proposta temática” – indicados nas letras a, b e c. A professora Daniela Toffoli, do Curso Anglo, aponta que eles são parte essencial na composição da nota.

“Basicamente, a Unicamp queria que o aluno destacasse a importância deste tema [racismo] especialmente na educação”, afirma a professora, lembrando que a universidade valoriza em suas provas a formação cidadã. Para Daniela, a coletânea deste tema foi “riquíssima”, fornecendo todas as informações necessárias para contextualizar o texto.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Racismo e armamento foram temas de redação da Unicamp 2023
Universidades
Racismo e armamento foram temas de redação da Unicamp 2023
Candidatos deveriam escolher apenas um dos temas, que pertenciam aos gêneros "depoimento" e "texto de convocação"

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.