Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

UERJ 2021: confira as mudanças para a segunda fase

A prova será no dia 2 de maio e seguirá um novo formato. Separamos algumas dicas para te ajudar

Por Julia Di Spagna Atualizado em 15 mar 2021, 10h46 - Publicado em 8 mar 2021, 11h25

A segunda fase do vestibular 2021 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) será diferente de anos anteriores. Até então, os candidatos realizavam um exame discursivo com duas disciplinas específicas para cada curso e a redação. 

Neste ano, por causa da pandemia, a UERJ retirou o exame discursivo da segunda etapa, que será composta por uma prova objetiva (60 questões de múltipla escolha sobre Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química)  e uma redação. 

O exame que estava previsto para fevereiro foi adiado para 2 de maio. Todos os 46.209 candidatos que já estavam inscritos para o exame em fevereiro foram automaticamente transferidos para fazer a prova na nova data. Mas é necessário registrar a escolha do curso entre 23 de março e 8 de abril no site da universidade.

“Essa mudança é significativa por conta do impacto na preparação dos alunos, que estavam estudando com muito mais ênfase para as disciplinas específicas. Agora, temos uma necessidade de adequação do planejamento para uma prova apenas objetiva e com conteúdo geral, tendo que dar atenção a todas as matérias e aprofundar mais ainda na redação”, explica Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ.

  • Dicas para a prova 

    Como mencionado pelo diretor, é importante fazer algumas adaptações para se preparar da melhor forma. Por isso, confira algumas dicas que separamos:

    Exames anteriores

    Continua após a publicidade

    Rodrigo explica que com a mudança, o estudante pode se basear nas provas das primeiras fases de anos anteriores para se preparar. “Até 2019 a Uerj fazia 2 exames de qualificação por ano, então o candidato tem muitas provas disponíveis para estudo”, diz.

    Redação

    Outro ponto importante por conta da mudança do vestibular é a redação, que, segundo o diretor, terá um peso ainda maior na nota final. 

    A orientação é fazer dois textos por semana, ainda mais por ser um estilo diferente dos outros exames. “O modelo de redação da UERJ tem suas particularidades e se diferencia do Enem, por exemplo. Portanto, é preciso treinar e estudar nesse formato, que sempre utiliza um livro base. Este ano será 1984 – George Orwell’, afirma.

    Edital

    Já explicamos aqui a importância de você ficar de olho nos editais das provas que irá prestar. E no contexto em que estamos, de muitas incertezas e mudanças por causa da pandemia, é ainda mais importante acompanhar o material e ver se você entendeu todo o funcionamento do exame. 

    No site da UERJ, você confere mais informações. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade