Ufopa, Ufam e USP abrem vagas de Mestrado e Doutorado
Programa da USP prevê estudos sobre a mortalidade em indivíduos com transtornos mentais. Veja detalhes
Ufopa recebe inscrições para vagas remanescentes de Mestrado
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com oportunidades abertas para preenchimento das vagas remanescentes de Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 1° de abril, com admissão ainda nesse primeiro semestre de 2018. Os interessados devem efetuar se inscrever por e-mail, através do selecao2018.ppgrna@gmail.com, anexando ficha de inscrição, currículo e projeto de avaliação. O processo seletivo é feito a partir da análise da documentação, avaliação de conhecimentos gerais e entrevista.
Ao todo, são seis vagas disponíveis e distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Genética e Conservação de Biodiversidade” e “Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia”. Os candidatos precisam ter diploma nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.
Seduc e Ufam têm vagas de Mestrado em Educação para professores
Com parceria firmada junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) está com 30 vagas abertas para o programa de Mestrado em Educação, destinadas a professores da rede pública de ensino. As vagas são para 2018 e 2019, com edital a ser divulgado em breve. Os interessados devem se inscrever junto ao site do programa anexando diploma e comprovante de atuação como docente.
O programa contempla quatro linhas de pesquisa distintas: “Processos Educativos e Identidades Amazônicas”; “Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”; “Formação e Práxis do Educador Frente Aos Desafios Amazônicos”; e “Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico”.
USP tem oportunidades de pós-doutorado na área da Psiquiatria
Com duas vagas de bolsa de estudos ofertada pela FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP) está com vagas abertas para o programa de pós-doutorado na área de epidemiologia psiquiátrica, com projeto intitulado como “Mortalidade nos Transtornos Mentais”, ministrada no campus de Ribeirão Preto. Os candidatos devem ter diploma de graduação e pós-graduação na área da saúde. As inscrições devem ser feitas por e-mail, no endereço delben@fmrp.usp.br, com documentação no formato PDF. Para tanto, é preciso anexar currículo atualizado, carta de apresentação e de interesse e indicação de pesquisadores ativos.
As vagas são ofertadas tanto para alunos brasileiros como para alunos estrangeiros. O objetivo do programa é pesquisar as causas da mortalidade nos distúrbios psiquiátricos, identificando fatores biológicos, clínicos e sociais associados a maior risco de óbito. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa.