Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

UFSC realiza alterações para o seu vestibular 2018

A estrutura da prova, pesos e notas mínimas são os domínios que sofrem modificações

Por Redação 31 Maio 2017, 16h48

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou, esta semana, que seu vestibular 2018 sofrerá alterações. Essas mudanças ocorrerão na composição das provas, no peso das disciplinas e nas notas mínimas.

A partir desse ano, o segundo dia do vestibular não contará com duas provas diferentes para as disciplinas de História e Geografia. Agora, ambas farão parte da seção de Ciências Humanas e Sociais, que englobará: sete questões de História, sete de Geografia, duas de Filosofia, duas de Sociologia e mais duas interdisciplinares. O total de perguntas, 20, continuará o mesmo.

Além dessa parte, o segundo dia também conta com mais dez questões de Física e outras dez de Química. O terceiro (com a redação) e o primeiro dia (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia) não sofrem alterações.

As mudanças com relação aos pesos das disciplinas acontecem de modo a valorizar a área que o candidato se inscreveu. Desse modo, o estudante provavelmente atenderá ao nível de conhecimento necessário para adentrar um curso superior na área em questão com mais êxito. Por exemplo, aqueles que escolheram a área de tecnologia precisam alcançar a nota mínima de 2 pontos, sendo que as matérias de Matemática e Física têm peso 3 e 2, respectivamente.

As provas deste processo seletivo serão aplicadas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. As inscrições estão programadas para começar no mês de setembro.

A parte de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira contarão com leituras obrigatórias, são elas:

  • “As Fantasias Eletivas”, de Carlos Henrique Schroeder
  • “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo
  • “Manuel Bandeira”, de Francisco de Assis Barbosa
  • “Lucíola”, de José de Alencar
  • “Comédias para se Ler na Escola”, de Luis Fernando Verissimo
  • “Quarenta Dias”, de Maria Valéria Rezende
  • “Valsa n° 6”, de Nelson Rodrigues
  • “Nós”, de Salim Miguel

É possível encontrar outras informações no resumo e no edital das alterações.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade