A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou, esta semana, que seu vestibular 2018 sofrerá alterações. Essas mudanças ocorrerão na composição das provas, no peso das disciplinas e nas notas mínimas.
A partir desse ano, o segundo dia do vestibular não contará com duas provas diferentes para as disciplinas de História e Geografia. Agora, ambas farão parte da seção de Ciências Humanas e Sociais, que englobará: sete questões de História, sete de Geografia, duas de Filosofia, duas de Sociologia e mais duas interdisciplinares. O total de perguntas, 20, continuará o mesmo.
Além dessa parte, o segundo dia também conta com mais dez questões de Física e outras dez de Química. O terceiro (com a redação) e o primeiro dia (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia) não sofrem alterações.
As mudanças com relação aos pesos das disciplinas acontecem de modo a valorizar a área que o candidato se inscreveu. Desse modo, o estudante provavelmente atenderá ao nível de conhecimento necessário para adentrar um curso superior na área em questão com mais êxito. Por exemplo, aqueles que escolheram a área de tecnologia precisam alcançar a nota mínima de 2 pontos, sendo que as matérias de Matemática e Física têm peso 3 e 2, respectivamente.
As provas deste processo seletivo serão aplicadas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. As inscrições estão programadas para começar no mês de setembro.
A parte de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira contarão com leituras obrigatórias, são elas:
- “As Fantasias Eletivas”, de Carlos Henrique Schroeder
- “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo
- “Manuel Bandeira”, de Francisco de Assis Barbosa
- “Lucíola”, de José de Alencar
- “Comédias para se Ler na Escola”, de Luis Fernando Verissimo
- “Quarenta Dias”, de Maria Valéria Rezende
- “Valsa n° 6”, de Nelson Rodrigues
- “Nós”, de Salim Miguel
É possível encontrar outras informações no resumo e no edital das alterações.