logo-ge

Uma faculdade que une teoria e mão na massa

Como o conjunto de aulas teóricas e práticas oferecido pelos cursos do SENAI CETIQT prepara o aluno para o setor industrial e para o mercado

Unir teoria e prática de forma equilibrada ao longo da grade curricular é o que os bons cursos universitários buscam. No SENAI CETIQT, isso já acontece naturalmente em função de uma estrutura que une ensino superior, escola técnica e institutos de tecnologia e de inovação. Essa combinação faz do SENAI CETIQT uma instituição em que o aluno aprende fazendo. A metodologia criada para os cursos proporciona a aplicação do ensino adquirido nas salas de aula e nos laboratórios seja aplicado em soluções de problemas reais do mercado e até na criação de novos produtos.

Criado em 1949, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) tornou-se referência na formação de profissionais para atender às demandas da indústria. Nas aulas, grande parte das futuras funções profissionais é simulada em espaços que revelam todo o processo industrial, uma experiência reconhecida como modelo pelo mercado de trabalho.

Hoje, os cursos do SENAI CETIQT são oferecidos em dois campi no Rio de Janeiro, que comportam cerca de 1 800 alunos. As inscrições para o processo seletivo de 2017 estão abertas. Confira os cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Bacharelado em design com ênfase em moda

Duração: 3 anos e meio

Avaliado com quatro estrelas pelo Guia do Ensino Superior do GUIA DO ESTUDANTE, o curso de design de moda foi o pioneiro dessa categoria no Brasil e é considerado um dos melhores do mercado. A grade inclui aulas de arte, história, sociologia e psicologia, e os alunos contam com laboratórios de modelagem, estamparia, costura e CAD (desenho por computador), além de plantas-piloto que reproduzem o processo industrial desde a fibra até a passarela. O profissional formado nessa área pode atuar em diferentes áreas da indústria, no mercado de atacado e varejo, nos meios de comunicação e em instituições artísticas e culturais. Ou ainda optar por abrir seu próprio negócio.

Engenharia química

Duração: 5 anos

O curso habilita o aluno a elaborar projetos, operar indústrias, desenvolver produtos e processos químicos e viabilizar a produção com a melhoria de processos químicos ou bioquímicos. Os alunos têm acesso a laboratórios de química, física e meio ambiente, Lego de simulação, computação avançada e plantas-piloto (espaços que simulam o ambiente industrial). São formados profissionais generalistas com conhecimento nas ciências básicas – como física, química, matemática e biologia – capazes de projetar, supervisionar, elaborar e coordenar processos de variadas naturezas, aptos a participar de todas as etapas na indústria química, desde a concepção do projeto até o produto final. O profissional pode encontrar espaço também em áreas como tratamentos ambientais, alimentos e bebidas, fármacos, máquinas e equipamentos, vendas e consultorias.

Tecnologia em produção do vestuário (TPV)

Duração: 3 anos

A presença dos processos de fabricação e confecção do vestuário no portfólio do curso faz com que seja um dos mais ligados à indústria. Os profissionais formados em TPV são capazes de participar do planejamento estratégico de uma empresa, considerando os aspectos referentes à gestão de qualidade, aos princípios éticos e à responsabilidade socioambiental, sempre atuando com foco nos resultados organizacionais. Os formandos estarão aptos a atuar nos diferentes espaços da cadeia do vestuário, seja na indústria, no atacado ou no varejo. Os profissionais vão encontrar espaço em confecções de roupas e acessórios, no desenvolvimento de protótipos e produtos, no apoio a setores de design e estilo, em grandes magazines do atacado e varejo, como compradores de moda ou em seu próprio negócio.

Engenharia de produção

Duração: 5 anos

Os profissionais formados em engenharia de produção atuam em projetos e na gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. O curso é feito sob medida para alunos que pretendem liderar equipes, tomar decisões gerenciais e estratégicas e correlacionar fatores históricos e socioeconômicos para suas ações. Diversos mercados absorvem os profissionais dessa área, como as indústrias têxtil, automobilística, de eletrodomésticos, de equipamentos e de petróleo e gás; transporte aéreo e marítimo; construção civil, gestão da manutenção predial, hospitalar e industrial; consultorias em qualidade, processos e inovação; telefonia, agroindústrias e alimentos; operações em bancos, seguradoras, fundos de pensão e bancos de investimento.