logo-ge

Unesp 2021: pedidos de isenção podem ser feitos a partir desta terça

As solicitações devem ser feitas até o dia 27 de setembro, no site da Vunesp

O período para pedir isenção da taxa de inscrição no vestibular 2021 da Unesp começa nesta terça-feira (8). As solicitações devem ser feitas até o dia 27 de setembro, no site da Vunesp, responsável pela prova da instituição. Os contemplados serão divulgados no dia 2 de novembro. 

Quem pode solicitar o benefício?

Para ter a isenção, os candidatos precisam seguir os critérios da análise socioeconômica pelo CadÚNICO (programa gerido pelo Governo Federal) ou a análise feita por meio documental. Confira as condições de cada uma delas.

A comprovação da análise socioeconômica pelo CadÚNICO é feita pelo Número de Identificação Social (NIS), que deverá ser informado no ato do preenchimento do requerimento de isenção. Assim, é preciso possuir cadastro no programa e ser considerado de família de baixa renda, ou seja: ter renda familiar mensal per capita (divisão da renda familiar pelo total de pessoas da família) de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Já na análise socioeconômica por meio documental, o estudante precisa seguir todos os seguintes critérios:

  • Ter concluído ou concluir até 19.03.2021 todo o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série) em instituição pública brasileira ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral ou ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mantida por instituição da rede pública;
  • Ter renda média familiar bruta (RMFB) mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$1.567,50), por pessoa;
  • Residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino com sede no Estado de São Paulo.

Quem não for contemplado e desejar pedir recurso, deve acessar o site da Vunesp nos dias 2 e 3 de novembro. O resultado do recurso sai no dia 9 de novembro. Para mais informações, você também pode conferir o edital do vestibular 2021.

Veja também

Mudanças na prova da Unesp

Assim como a Unicamp, por causa da pandemia, a Unesp decidiu realizar a primeira fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único na primeira fase aplicado nos anos anteriores. As provas da primeira etapa serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas. Já a segunda fase será em apenas um dia, em 28 de fevereiro. O formato segue o mesmo dos anos anteriores, com 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será em apenas um dia, em 28 de fevereiro, e terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação.

As inscrições serão abertas no dia 1 de outubro e vão até 27 de novembro. Nesta edição, serão ofertadas 7.630 vagas para os campi distribuídos em 23 cidades de São Paulo. 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.