Unicamp: 2ª fase terá reconhecimento facial em todos os locais de prova
Entenda como vai funcionar o sistema, que foi aplicado em caráter experimental na primeira fase
A Unicamp confirmou nesta terça-feira (7) que vai expandir para todos os locais de aplicação do exame o uso de um sistema de reconhecimento facial dos candidatos, na segunda fase do vestibular 2020. Lembrando que as provas ocorrerão no próximo domingo (12) e na segunda-feira (13).
Como esse sistema de reconhecimento facial vai funcionar? Por meio de um tablet, funcionários da comissão registram fotos que serão armazenadas em um servidor específico. O recurso também servirá como lista de presença. Os dados sobre os estudantes presentes podem ser conferidos em tempo real e serão checados novamente na matrícula.
O modelo foi testado pela primeira vez em apenas uma escola durante a primeira fase do vestibular, em novembro de 2019. Agora, na segunda etapa, serão usados 70 equipamentos nas 26 escolas onde o vestibular é aplicado.
Segundo a Comvest, o recurso que substitui o uso de coleta de impressões digitais visa aprimorar a segurança do processo seletivo. Mas e se acontecer algum imprevisto com a novidade? Será possível voltar para o modelo anterior, verificando as assinaturas dos candidatos.
Em 2020, 13.589 candidatos foram aprovados para a segunda fase. Eles disputam as 2.570 vagas em 69 cursos de graduação.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?
Saiba como acompanhar o gabarito extraoficial da 2ª fase da Unesp 2026





