Unicamp divulga lista de isentos de taxa para vestibular 2018
Mais de oito mil estudantes foram contemplados com o benefício

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista com os 8.650 candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o vestibular Unicamp 2018. O número é 15,6% maior que o do ano passado, quando 7.302 candidatos foram beneficiados. Segundo a instituição, essa quantidade de isentos é a maior já registrada pela Comvest desde 2000, quando a Unicamp iniciou seu programa de isenção da taxa do vestibular.
Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento. É possível consultá-lo no site da Comvest. O código também será enviado por e-mail.
Inscrições e provas
Para os candidatos que não são isentos, é preciso pagar a taxa de R$ 165,00. As inscrições para o vestibular 2018 da Unicamp serão realizadas entre os dias 31 de julho e 31 de agosto. A primeira fase será realizada no dia 19 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 11 a 18 de setembro – Etapa I e de 15 a 16 de outubro – Etapa II). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.
Ações afirmativas
As isenções da taxa de inscrição foram oferecidas em três modalidades. A maior parte das isenções concedidas foi para a modalidade 1, dirigida a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, que cursaram o ensino médio em escolas públicas, em que 7.528 estudantes receberam o benefício. Já na modalidade 2, para funcionários da Unicamp/Funcamp, 20 candidatos tiveram isenção da taxa de inscrição. Na modalidade 3, dirigida a todos os candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática), 1.102 candidatos foram beneficiados.
O programa de isenção é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê pontos adicionais na nota final de candidatos que tenham cursado o ensino médio na rede pública brasileira. Os estudantes que optam pelo PAAIS na inscrição para o vestibular, recebem automaticamente 60 pontos a mais na nota da primeira fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota da primeira fase. Para os convocados para a segunda fase, são adicionados outros 90 pontos à nota da Redação e outros 90 pontos às demais provas da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas recebem, além dos 90 pontos, mais 30 pontos à nota da Redação e mais 30 pontos para as demais provas da segunda fase.