Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unicamp terá prova de Matemática específica para candidatos de Humanas

A mudança vem após análise dos resultados do vestibular do ano passado

Por Juliana Morales Atualizado em 2 ago 2021, 10h10 - Publicado em 2 ago 2021, 10h08

Nesta segunda-feira (2), a Unicamp abriu as inscrições para o Vestibular 2022. Em entrevista coletiva, a o diretor da Comissão Permanente Para Os Vestibulares (Comvest), José Alves de Freitas Neto divulgou uma mudança para a prova de Matemática da segunda fase. Questões da disciplina aplicadas aos estudantes ingressos nos cursos de Ciências Humanas serão distintas da prova dos demais candidatos.

A mudança vem após a análise dos resultados do vestibular do ano passado. “Os cursinhos avaliaram como uma prova mais fácil, não tão exigente como nos outros anos, mas o resultado mostrou uma queda muito expressiva na nota de Matemática. E os candidatos da área de Humanidades foram os mais impactados, como era de se esperar”, afirma Freitas Neto.

Apesar dos desafios, a Unicamp vai continuar cobrando a disciplina para candidatos de todas áreas de conhecimento, mas nem sempre com as mesmas exigências. “Pode haver um conjunto de questões comuns, mas pode haver um conjuntos de questões mais aplicadas ao conhecimento em Ciências humanas”, explica Freitas Neto. 

O diretor da comissão também falou como a realidade imposta pela pandemia interferiu no preparo dos estudantes e como isso interferiu no desempenho. “Quando estamos presencialmente o professor detecta a deficiência, ela volta e dá atenção ao estudante. No ensino remoto, muitas vezes, o aluno sequer formula uma pergunta e isso ficou muito mais visível na prova de Matemática do ano passado”, diz.

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade