Assine com até 65% de desconto

USP é a 2ª melhor universidade da América Latina em ranking internacional

A Unicamp é a quinta colocada, e a UFRJ aparece na nona colocação

Por Juliana Morales Atualizado em 10 mar 2020, 12h14 - Publicado em 10 mar 2020, 11h27

Assim como em 2019, a Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a segunda melhor universidade da América Latina, pela 10ª edição do “QS World University Rankings”, divulgado nesta terça-feira (10). A instituição brasileira é superada apenas pela Universidade Nacional Autônoma do México.

Além da USP no segundo lugar, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), quinta colocada, e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na nona colocação, representam o Brasil no top 10 da América Latina.

  • O ranking é feito pela QS Quacquarelli Symonds, um grupo de analistas globais de Ensino Superior. Eles fornecem uma análise comparativa do desempenho de 13.138 programas universitários individuais, cursados por estudantes de 1.368 universidades, em 83 locais em todo o mundo, divididos em 48 disciplinas acadêmicas englobadas por cinco grandes áreas.

    Para avaliar os melhores cursos, são utilizadas quatro métricas: a reputação acadêmica baseadas em uma pesquisa com 94 mil respostas da QS, a reputação entre empregadores, as citações por artigo e o Índice H, que mede a produtividade e o impacto do trabalho publicado por um cientista ou acadêmico. Os requisitos somados dão os resultados das instituições mais bem ranqueadas. O peso de cada uma varia de acordo com a disciplina analisada.

    Continua após a publicidade
    Publicidade