Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

USP estuda aumentar bônus para alunos de escola pública no vestibular

Menos de 30% dos alunos matriculados são da rede pública

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 23 abr 2013, 17h04
GLASGOW, UNITED KINGDOM - FEBRUARY 05: Pupils at Williamwood High School sit prelim exams on February 5, 2010 in Glasgow, Scotland As the UK gears up for one of the most hotly contested general elections in recent history it is expected that that the economy, immigration, the NHS and education are likely to form the basis of many of the debates. (Photo by Jeff J Mitchell/Getty Images) (/)

A Universidade de São Paulo (USP) estuda adotar alternativas para ampliar o número de alunos de escola pública na instituição. Uma das ideias é aumentar a bonificação, segundo a Telma Zorn, pró-reitora de Gradução. O anúncio foi feito durante a divulgação das estatísticas referentes ao exame aplicado em 2012. Houve um aumento de apenas 0,5% na quantidade de estudantes matriculados oriundos da rede pública. Com relação ao último levantamento, o número subiu de 28% para 28,5%.

– USP, Unesp, Unicamp e Fatec poderão ter programa de cotas a partir de 2014

– Programa de cotas das universidades paulistas poderá ter bolsa de um salário mínimo e curso preparatório

– Direito, Medicina e Poli querem cotas na USP, mas recusam plano do governo

USP estuda aumentar bônus para alunos de escola pública no vestibular

Continua após a publicidade

No total, apenas 7,7% dos candidatos de escola pública que fizeram o vestibular da Fuvest conseguiram entrar na USP em 2013, bem menos do que em relação ao ano anterior, que teve uma aprovação de 8,36%. A realidade da distribuição de alunos no sistema de ensino é bem diferente no Brasil: 85% dos estudantes estão na rede pública, enquanto esse número não chega nem a 30% na USP.

A universidade aplica, desde 2006, o Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), válido para alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, que concede bônus de até 8% para o vestibulando, dependendo de seu desempenho no vestibular. Aliado ao isso, a universidade também criou o Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que é voltado ao estudante que, além do Ensino Médio, também cursou o Ensino Fundamental na rede pública. Em formato de prova, é aplicado no 2º e no 3º ano e pode conceder até 15% de bônus (até 5% no 2º ano e até 10% no 3º).

Telma Zorn avalia que ambos os programas "ainda tem muito espaço para melhorias", inclusive com a possibilidade de ampliar a bonificação do Inclusp. “Hoje em dia, quase todos os cursos da USP têm alunos do Inclusp e do Pasusp. Sabemos que é possível aumentar o bônus sem prejudicar a qualidade dos alunos selecionados”, revela. 

A pró-reitora sugere ainda que a participação em olimpíadas realizadas para alunos do Ensino Médio pode vir a figurar como fator no acesso à universidade. Para Zorn, essa é uma possibilidade de buscar talentos nas escolas.

Continua após a publicidade

Quanto à adoção de cotas pela USP, a pró-reitora disse que o assunto começará a ser discutido ainda. O Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista (Pimesp) é um projeto do governo do estado de São Paulo para ampliar o número de alunos nas instituições paulistas de ensino superior, anunciado em dezembro de 2012, mas ainda sem data prevista para execução.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Publicidade
USP estuda aumentar bônus para alunos de escola pública no vestibular
Universidades
USP estuda aumentar bônus para alunos de escola pública no vestibular
Menos de 30% dos alunos matriculados são da rede pública

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.