USP oferece quase 5 mil vagas em cursos online gratuitos
De moda à literatura: 66 cursos organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Por Redação do Guia do Estudante Atualizado em 29 jul 2021, 21h02 - Publicado em 28 jul 2021, 12h24Jornal da USP
Oportunidade de formação e aprendizado com especialistas da USP da área de humanidades de forma gratuita, online e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos. É o que oferecem os cursos de inverno organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Neste ano, serão 66 cursos, com 4.985 vagas. As inscrições começam no dia 27 julho e vão até 5 de agosto, variando de acordo com cada curso
As aulas serão ministradas pelos professores e alunos de pós-graduação da FFLCH (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os temas estão relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação que a faculdade mantém. Um dos cursos é sobre o livro As mil e uma noites e suas adaptações; outro traz uma introdução à língua tupi.
Eles estão divididos em quatro áreas temáticas: Estudos filosóficos, históricos e geográficos, Estudos linguísticos e de tradução, Estudos literários e Estudos de antropologia, política e sociedade.
E assunto é o que não falta para escolher. Tem curso relacionado à crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade; e estudos sobre obras e autores da literaturas africanas, alemã, brasileira, francesa, indígenas, inglesa, infantil e juvenil, irlandesa, italiana, latino-americana, norueguesa, russa.
Como as vagas são limitadas, as inscrições serão realizadas por sorteio e não por ordem de inscrição.
Os 66 cursos foram divididos em cinco grupos e as datas da inscrição variam de acordo com o grupo no qual o curso está. Para participar do sorteio, é preciso entrar no site do Sistema Apolo e selecionar a unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo)”. O curso aparecerá somente na data indicada para inscrição.
Recomenda-se fazer todo o processo pelo computador, já que alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo necessário entrar em contato para confirmação.
É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
A forma de inscrição e matrícula foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.
As aulas começam a partir do dia 10 de agosto, de acordo com cada curso. Todos os alunos que tiverem 75% de frequência mínima vão obter certificados de conclusão emitidos pela PRCEU.
Terceira edição
Os cursos de inverno da FFLCH já estão na terceira edição e com recorde de vagas oferecidas. Na primeira, foram 1.530 vagas em 46 cursos. Já na segunda, a oferta aumentou com 4.125 vagas nos 71 cursos. A iniciativa é da Comissão e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
A faculdade é a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da USP que mais tem oferecido vagas de extensão, nas suas diversas áreas de conhecimento, nos últimos anos. No ano passado, a faculdade realizou 290 cursos, os quais tiveram 13.092 participantes.
Confira as 66 opções oferecidas nos cursos de inverno da FFLCH
Para participar do sorteio de vagas, confira em qual grupo está o curso que você deseja. Depois, veja no cronograma a data prevista da inscrição e, no dia, acesse o Sistema Apolo para se inscrever. A ementa, o professor e o horário do curso podem ser vistos clicando no nome do curso abaixo.
Grupo 1
- Antropologia e sexualidade: uma introdução
- As referências em Quincas Borba, de Machado de Assis
- As refutações sofísticas e como resolvê-las, segundo Aristóteles
- Aspectos teóricos e práticos básicos de Biogeografia Urbana
- Figuras do outro na estética contemporânea
- História, moda e formas artísticas por Gilda de Mello e Souza e Paulo Emílio Salles Gomes
- Iniciação ao Tupi
- Introdução e Crítica ao Pensamento Político Conservador: de Edmund Burke a Roger Scruton
- Para ler o Fedro de Platão
- Direitos Humanos e Afrocosmopolitismo
- Roberto Bolaño e Diamela Eltit: escritas no limite
- Territórios e Identidades da população lgbtqia+ na cidade de São Paulo
- Tópicos de Narrativas Indígenas
- Uma introdução à Teoria da Demonstração de Aristóteles
Grupo 2
- As mil e uma noites e suas adaptações: interfaces com a literatura infantil e juvenil
- Cultura material e cotidiano doméstico: fontes para a pesquisa
- Filosofia Africana e Direitos Humanos
- Introdução à ‘era trágica’ de Nietzsche
- Introdução à Codicologia medieval
- Introdução à presença indígena no Brasil
- Introdução ao Google Earth Engine Explorer
- Literatura Policial: uma Breve Investigação
- Mitos Clássicos e a Educação de Damas Medievais
- No Calor Da Hora: Laboratório de Escrita para Teatro
- O risco político na América Latina contemporânea
- Perspectivas sobre raça e gênero: mulheres escravizadas, libertas e livres pobres no Brasil do século XIX
- Pluralidades artísticas no Japão: expressões literárias, visuais e sonoras
- Possibilidades da Literatura segundo Sartre, Bataille e Beckett
Grupo 3
- A economia política e sua crítica: Adam Smith e Karl Marx
- A mulher nas literaturas africanas e negrobrasileira: propostas para a sala de aula
- A obra de Lev Tolstói sob a ótica do “método formal”
- Introdução à ‘era trágica’ de Nietzsche
- Introdução à Cultura Escrita na Época Moderna: Materialidade, Produção, Circulação e Recepção
- Introdução ao estudo de movimentos sociais: análise de eventos de protestos e de trajetórias
- Kant e o Problema da Analogia
- Luiz Gama: entre as ruas, os escritos e os tribunais
- O devaneio em Clarice Lispector
- Para conhecer Lavoura arcaica de Raduan Nassar
- Territórios Negros em São Paulo: urbanização e segregação racial na metrópole
- Tradução e tecnologia: prática com Wordfast Anywhere
Grupo 4
- A etnoficção enquanto método de realização audiovisual
- A Literatura Russa do Exílio – Ivan Búnin
- A personagem do romance italiano dos séculos XX e XXI
- Brasil em crise? Capitalismo e democracia
- Educar em contexto pandêmico
- Ficção e memória familiar em Alejandro Zambra e Natalia Ginzburg
- Há alguma possibilidade de analisar o cotidiano geograficamente?
- Imagens do Brasil na literatura de exilados de língua alemã
- Literatura e verdade em Karl Ove Knausgård
- Noções introdutórias da gramática do crioulo haitiano
- Oficina de Paleografia
- Poesia e realidade pela obra de Herberto Helder
- Práticas do teatro épico-dialético na América Latina
Grupo 5
- A coca e a terra no universo camponês colombiano
- Améfrica e as territorialidades afrodiaspóricas
- Distopias do século 20 – Nós, Admirável Mundo Novo e 1984
- Fonética e Fonologia para professores de Línguas Estrangeiras
- Introdução à poética de Gregório de Matos
- Introdução ao Grego Koiné
- Música e cultura sonora em São Paulo, no início do século XX.
- Notas Introdutórias sobre o Fascismo à Brasileira
- O corpo masculino homoerótico em alguma poesia brasileira contemporânea
- Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na Educação Infantil
- Perspectivas sociológicas na música brasileira contemporânea
- Pornosofia: estética, epistemologia, ética e capitalismo
- Teoria política e literatura: versando sobre temas políticos na ficção
Cronograma das inscrições e sorteios
Grupo 1: inscrição nos dias 27 e 28 de julho, com sorteio no dia 29
Grupo 2: inscrição nos dias 29 e 30 de julho, com sorteio no dia 31
Grupo 3: inscrição nos dias 31 de julho e 1º de agosto, com sorteio no dia 2
Grupo 4: inscrição nos dias 2 e 3 de agosto, com sorteio no dia 4
Grupo 5: inscrição nos dias 4 e 5 de agosto, com sorteio no dia 6
Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
- Mais lidas