Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

USP oferece quase 5 mil vagas em cursos online gratuitos

De moda à literatura: 66 cursos organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Por Redação Atualizado em 29 jul 2021, 21h02 - Publicado em 28 jul 2021, 12h24

Jornal da USP

Oportunidade de formação e aprendizado com especialistas da USP da área de humanidades de forma gratuita, online e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos. É o que oferecem os cursos de inverno organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Neste ano, serão 66 cursos, com 4.985 vagas. As inscrições começam no dia 27 julho e vão até 5 de agosto, variando de acordo com cada curso

As aulas serão ministradas pelos professores e alunos de pós-graduação da FFLCH (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os temas estão relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação que a faculdade mantém. Um dos cursos é sobre o livro As mil e uma noites e suas adaptações; outro traz uma introdução à língua tupi.

Eles estão divididos em quatro áreas temáticas: Estudos filosóficos, históricos e geográficos, Estudos linguísticos e de tradução, Estudos literários e Estudos de antropologia, política e sociedade.

E assunto é o que não falta para escolher. Tem curso relacionado à crise política, direitos humanos, economia, LGBTQIA+, moda, movimentos sociais, música, racismo, sexualidade; e estudos sobre obras e autores da literaturas africanas, alemã, brasileira, francesa, indígenas, inglesa, infantil e juvenil, irlandesa, italiana, latino-americana, norueguesa, russa.

Como as vagas são limitadas, as inscrições serão realizadas por sorteio e não por ordem de inscrição.

Os 66 cursos foram divididos em cinco grupos e as datas da inscrição variam de acordo com o grupo no qual o curso está.  Para participar do sorteio, é preciso entrar no site do Sistema Apolo e selecionar a unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo)”. O curso aparecerá somente na data indicada para inscrição. 

Recomenda-se fazer todo o processo pelo computador, já que alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo. Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo necessário entrar em contato para confirmação. 

É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail. 

Continua após a publicidade

A forma de inscrição e matrícula foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia no processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

As aulas começam a partir do dia 10 de agosto, de acordo com cada curso. Todos os alunos que tiverem 75% de frequência mínima vão obter certificados de conclusão emitidos pela PRCEU.

Terceira edição

Os cursos de inverno da FFLCH já estão na terceira edição e com recorde de vagas oferecidas. Na primeira, foram  1.530 vagas em 46 cursos. Já na segunda, a oferta aumentou com 4.125 vagas nos 71 cursos. A iniciativa é da Comissão e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.

A faculdade é a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da USP que mais tem oferecido vagas de extensão, nas suas diversas áreas de conhecimento, nos últimos anos. No ano passado, a faculdade realizou 290 cursos, os quais tiveram 13.092 participantes.

Confira as 66 opções oferecidas nos cursos de inverno da FFLCH

Grupo 2

 

Com informações do Serviço de Comunicação Social da FFLCH

  • Continua após a publicidade
    Publicidade