Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Você acertaria as questões mais desafiadoras do ITA 2026, vestibular mais difícil do país?

Prova foi considerada ainda mais exigente do que dos anos anteriores

Por Carolina Unzelte
Atualizado em 14 out 2025, 19h00 - Publicado em 14 out 2025, 19h00
Candidatos concentrados fazendo a prova da primeira fase do vestibular
 (Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução)
Continua após publicidade

No último dia 5, estudantes que sonham em estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) enfrentaram uma prova ainda mais desafiadora, mesmo considerando histórico do vestibular mais difícil do país.

“A avaliação geral é de que a prova foi muito exigente em todas as disciplinas, com um nível de dificuldade superior ao de anos anteriores. O tempo foi um fator crítico”, diz Robson Junior, coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso São José dos Campos (SP).

“Para os candidatos, a principal mensagem é que a dificuldade foi geral, portanto, um desempenho aparentemente ‘ruim’ pode acabar sendo suficiente para ir para a 2ª fase. Como previsto, a nota de corte da Ampla Concorrência foi de 21 acertos, inferior aos 23 do ano passado”.

O professor também selecionou, a pedido do GUIA DO ESTUDANTE, as questões mais difíceis da edição. Confira!

+ Aluno mais jovem já aprovado em Medicina e no ITA ganha bolsa para lideranças

Matemática

Na disciplina, Junior destaca as perguntas 8 e 11, que tratam de polinômios e de análise combinatória.

Continua após a publicidade

Na primeira, o professor explica que o aluno, apesar de não precisar fazer cálculos longos, deve “perceber a simetria escondida na condição (2+x)=p(2-x). O aluno reconhecer que o polinômio é uma função ímpar em torno do ponto x=2, uma ideia de geometria analítica aplicada a um contexto algébrico. Ou seja, a dificuldade está em traduzir uma relação funcional abstrata em uma estrutura de polinômio com propriedades específicas. É um teste de maturidade matemática e exige dos candidatos um raciocínio mais sofisticado”.

questao 8 ita
(ITA/Reprodução)

Já na questão 11, o tema da análise combinatória pode fazer alguns alunos suarem frio. “Muitos consideram esse o assunto mais difícil da matemática no Ensino Médio”, diz Junior. Isso porque ele exige um pensamento mais criativo. No problema da prova do ITA, “além de compreender o conceito abstrato de função bijetora, o aluno precisa perceber que uma boa estratégia para atacar a questão é, inicialmente, contar os casos de maneira “errada” para, depois, corrigir essa contagem. Se ignorássemos as restrições, a resposta do problema seria 8!(lê-se “oito fatorial”). Mas, de todas as 3! formas de ordenar as imagens dos elementos 1, 5 e 3, apenas uma satisfaz o enunciado. E das 2! formas de organizar as imagens dos elementos 2 e 7, apenas 1 serve. Então pegamos a resposta ‘errada’ e dividimos pelos fatores de correção”.

questao 11 ita
(ITA/Reprodução)
Continua após a publicidade

Física

Nessa matéria, Junior ressalta a dificuldade das questões 20 e 21, que tratam, respectivamente, de óptica física e eletrodinâmica.

O problema 20 pode ser valioso para quem está se preparando por se tratar de um assunto “queridinho” do ITA, películas delgadas. “É um assunto que trata do mesmo princípio de funcionamento dos filmes finos colocados nas lentes dos óculos para criar o efeito de antirreflexo”, diz o professoR. Assim, o desafio não está no assunto, “mas no fato de ela cobrar uma incidência oblíqua da luz na película”, explica. “Em todas as questões anteriores do ITA, a incidência era perpendicular, o que facilitava os cálculos e o raciocínio. O aluno que não viu a incidência oblíqua antes precisou improvisar numa prova difícil”.

questao 20 ita
(ITA/Reprodução)

Já na pergunta 21, todos os aspectos têm dificuldade elevada, diz o professor. “Ela tem um enunciado difícil de entender, um aparato difícil de interpretar e um tipo de gráfico que, além de ser difícil de ler, é inédito para a maioria dos alunos”. Para resolvê-la, o estudante precisava, além de fazer cálculos complexos, conferir alternativa por alternativa para eliminar as erradas e chegar nas corretas.

Continua após a publicidade
questao 21 ita
(ITA/Reprodução)

Química

A matéria teve questões “complexas e trabalhosas”, diz o professor. Entre as “piores”, estão as de números 29 e 34.

A 29 foi tão cabeluda que até cursinhos discordaram entre si sobre a alternativa correta, que é a E, segundo o gabarito oficial. “Essa questão é engenhosamente difícil porque exige pensamento eletroquímico conceitual. O aluno precisa raciocinar sobre quais espécies realmente reagem em cada meio, levando em conta o pH, a presença de oxidantes e o fato de o cobre e o ferro estarem em contato metálico (ou seja, formando uma célula galvânica espontânea)”, diz Junior.

“A dificuldade está em integrar eletroquímica, redox e equilíbrio químico em raciocínio simultâneo — algo bem acima dos vestibulares tradicionais”.

Continua após a publicidade
questao 29 ita
(ITA/Reprodução)

Já a 34 nem versa exatamente sobre temas do Ensino Médio. Segundo Robson Junior, ela “aborda mecanismos de reações, um assunto de ensino superior e inacessível para alunos de Ensino Médio que não tenham feito preparação específica para o ITA. Também há pequenas imprecisões no enunciado, que podem confundir o aluno”.

questao 34 ita
(ITA/Reprodução)

Datas do ITA 2026

  • Período de inscrição: 04 de junho a 13 de julho de 2025
  • Divulgação dos locais de prova: 29 de setembro de 2025
  • Prova 1ª Fase: 05 de outubro de 2025 das 13h às 18h
  • Divulgação dos candidatos classificados para a 2ª fase: 20 de outubro de 2025
  • Provas 2ª Fase: 28 a 31 de outubro de 2025 das 13h às 17h
  • Divulgação da classificação e notas finais de todos os candidatos: 12 de dezembro de 2025
  • Convocação para a 3ª Fase (inspeção de saúde): 12 de dezembro de 2025
  • Inspeção de saúde: 12 a 16 de janeiro de 2026
  • Resultado da inspeção de saúde: 19 de janeiro de 2026
Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Você acertaria as questões mais desafiadoras do ITA 2026, vestibular mais difícil do país?
Universidades
Você acertaria as questões mais desafiadoras do ITA 2026, vestibular mais difícil do país?
Prova foi considerada ainda mais exigente do que dos anos anteriores

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês