logo-ge

Websérie Como Estudar Fora: Argentina

Sem vestibular? Entenda como funciona o processo de ingresso, proficiência exigida e os custos de estudar em uma universidade argentina!

Dessa vez, a Websérie Como Estudar Fora aterrissa em solos vizinhos. Vamos conversar sobre intercâmbio na Argentina? Cursar a graduação no país não é bem uma novidade entre os vestibulandos brasileiros. O destino, na verdade, é um dos mais procurados. Além de lá estarem sediadas excelentes universidades da América Latina, o processo de ingresso é bem diferente do nosso tradicional vestibular.

Neste episódio, quem explica como funcionam essas e outras burocracias para estudar no país latinoamericano é Fábio Tavares, coordenador-geral da Associação de Centros de Idiomas da Argentina. Em relação ao processo de entrada, ele conta que apesar de não haver um vestibular, como no Brasil, os candidatos precisam fazer um curso preparatório antes da graduação em si. O curso, assim como os documentos exigidos, variam de uma instituição de ensino para outra.

Mas apesar da facilidade de ingresso, a dúvida que não cala para qualquer intercambista é: será que eu preciso saber tudo de espanhol? Como em qualquer outro país, é esperado que os candidatos tenham ao menos algum nível de proficiência no idioma. O mais comum é que se exija o nível B1, como explica Fábio. Ainda em dúvida sobre o famoso “ciclo básico”, o funcionamento do ano letivo na Argentina e os gastos que teria no país? Assista ao vídeo completo e fique por dentro de todos esses detalhes!

A websérie Como Estudar Fora é uma parceria do GUIA DO ESTUDANTE com a Fundação Estudar e ao longo dos próximos meses ainda falaremos de outros destinos mais procurados por estudantes brasileiros. Novos episódios são lançados a cada duas semanas, fique de olho!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xlEju0KGlZo%5D