MEC publica regras para sistema de seleção unificada em cursos técnicos
Sisutec usará como base a nota obtida no Enem
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quinta (1º) as instruções e regras para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), anunciado pela presidente Dilma Rousseff no fim de julho.
>> Leia o texto publicado no Diário Oficial
O programa vai selecionar estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
– Cursos técnicos também terão seleção unificada a partir de agosto
Para participar, as instituições de ensino deverão fazer adesão prévia para a oferta das vagas, cumprindo procedimentos que serão divulgados em editais posteriormente. Mas caberá às instituições de ensino decidir quais os cursos que ofertarão vagas pelo sistema, o número de vagas, as eventuais bonificações à nota do estudante no Enem caso a instituição adote políticas de ações afirmativas e as notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos para cada uma das provas do Enem. Segundo o texto publicado nesta quinta, cursos que exijam teste de habilidade específica não poderão ser oferecidos por meio do Sisutec.
O cronograma desta primeira edição do Sisutec, bem como o número de chamadas regulares e os requisitos e procedimentos para inscrição dos estudantes, serão divulgados em breve. A previsão é que o sistema entre no ar ainda no começo de agosto.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem

Qual o plural de mal-estar?
Resultado Unesp 2026: veja lista aprovados para segunda fase
Fuvest 2026 divulga nota de corte para segunda fase; veja aqui
Relembre as notas de corte do Enem-USP 2025
O que é o Dia de Ação de Graças e por que não comemoramos no Brasil?





