logo-ge

A área de Artes e Design tem a ver com você?

Só talento não basta. É preciso ter disciplina e um bom repertório cultural e saber se comunicar bem

Cada vez mais, as artes estão presentes em nosso dia-a-dia, trazendo beleza e senso estético ao cotidiano. Assim, quem opta por cursos como Artes Visuais, Arquitetura e Design, entre outros, sai da faculdade com um amplo mercado a ser explorado, que não se restringe a “ser artista” e expor em museus e galerias, apresentar-se em teatros ou tocar numa orquestra sinfônica.

Os profissionais dessa área lidam fundamentalmente com a beleza – seja na pintura e no desenho, na arquitetura, na dança, no teatro, na moda ou na música. São pessoas criativas, munidas de grande senso estético, prontas a lidar com as mais diversas ferramentas – dos tradicionais pincéis, tintas e instrumentos musicais a modernos programas de computação gráfica.

Talento, técnica e disciplina

É comum ao profissional de Artes trabalhar como professor, mas ele também pode atuar como autônomo, em escritórios de arquitetura, ateliês ou estúdios, onde o ambiente costuma ser informal e os horários, livres. Se, por um lado, ser independente dá flexibilidade de horários e até a possibilidade de trabalhar em casa, por outro, é preciso muita disciplina para respeitar prazos e manter o padrão de qualidade. Isso vale até para o artista plástico, por exemplo, que se compromete em montar uma exposição.

Como em qualquer atividade profissional, o talento conta muito, mas o arquiteto, o designer e mesmo o artista devem dominar ainda as técnicas e os conceitos teóricos envolvidos em seu ofício. Um arquiteto, por exemplo, responsabiliza-se pela funcionalidade e pelos custos de uma obra, além dos aspectos estéticos.

Repertório e comunicação

Além de talento e técnica, o que também faz um bom artista ou profissional da área de Artes e Design é o conjunto de suas referências estéticas – os quadros que já viu, os livros que leu, os filmes a que assistiu e as músicas que ouviu. Tudo isso forma o seu repertório, que será fundamental tanto para o ator quanto para o artista plástico ou para o arquiteto.

Todos, no entanto, necessitam saber se expressar ou se comunicar bem.  Enquanto músicos, atores e artistas plásticos podem lidar apenas com a expressão de suas próprias ideias, arquitetos, designers e artistas gráficos têm de traduzir também ideias e necessidades de terceiros. O pintor expressa algo subjetivo quando pinta um quadro. Já o artista gráfico, quando faz um cartaz, por exemplo, tem de transmitir uma mensagem. Além da concepção estética, ele precisa ter uma funcionalidade.

Veja também

Mercado de trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma formação na área de Artes e Design pode abrir várias portas profissionais. Aqueles que cursam Artes Visuais, por exemplo, podem dar aulas quanto trabalhar numa indústria têxtil, criando estamparias.  O ator e o diretor de teatro têm sido chamados a desenvolver peças para eventos corporativos ou mesmo para o treinamento de funcionários.

A crise econômica do país, claro, é um problema. Algumas profissões, como Arquitetura, sofrem mais. Por sua vez, há áreas que crescem a despeito de qualquer turbulência econômica. São, em geral, profissões que estão em alta no mundo todo, como o Design de Games.

 

Características e habilidades desejáveis para atuar nesta área:

– senso artístico e estético

– criatividade e olhar inovador

– habilidades manuais

– facilidade em expressar sentimentos e emoções

– bom repertório cultural e artístico

 

Cursos mais procurados*:

 – Arquitetura e Urbanismo

Design

 Design de Interiores

(*matrículas de acordo com o Censo da Educação Superior 2015)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s