Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Saúde e Bem-estar: PUCRS é eleita a melhor universidade da área, segundo avaliação do GUIA

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 18 set 2015, 18h39

logo-pucrs

*Texto Silvia Regina Souza

Simulação real na vida acadêmica. Esse é o grande destaque dos cursos de Saúde e Bem-estar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), eleita a melhor universidade da área, em avaliação do GUIA DO ESTUDANTE. Entre a estrutura oferecida pelos alunos da graduação de Medicina, por exemplo, destaca-se o laboratório de simulação realística com manequins de última geração que simulam um corpo humano. “Os alunos praticam inúmeras situações clínicas e de emergência que irão se defrontar no futuro médico, sem a necessidade de expor um paciente a este treinamento e também têm a oportunidade de corrigir, sob a supervisão do professor”, conta Jefferson Braga Silva, diretor da Faculdade de Medicina. Segundo ele, esse contato permite o erro, além de que a repetição da técnica faz com que o aluno adquira conhecimento para o exercício pleno da profissão.

A Faculdade ainda conta com outras unidades de apoio para o ensino da prática. Além dos laboratórios de habilidades médicas e pesquisa científica, os institutos de pesquisas biomédicas e de geriatria e gerontologia, a PUCRS possui o Hospital São Lucas. Com 55 mil m2 oferece atendimento ambulatorial e hospitalar, centros de reabilitação e moderna área de emergência. Por ano, cerca de 800 alunos da graduação e da pós-graduação usam o local para estágios curriculares e campo de pesquisas clínicas.

Essa experiência prática também é vista nos outros cursos, como Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, em que desde o primeiro semestre os alunos têm vivências em serviços de saúde. No segundo semestre, já se iniciam as práticas realizadas em laboratórios, centros de reabilitação, no Hospital São Lucas e em instituições de saúde conveniadas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já o curso de Odontologia possui consultório de atendimento à comunidade e os graduandos de Educação Física contam com estrutura para a prática de diferentes modalidades esportivas, como natação, academia de ginástica, sala de ginástica olímpica, sala de lutas e quadras para futsal, basquete e handebol, além de um estádio e laboratórios de avaliação e pesquisa em educação física e de pesquisa biodinâmica.

Internato médico

Outro diferencial do curso de Medicina acontece no último ciclo da graduação, quando os alunos precisam fazer o internato médico. São dois anos livres de disciplinas acadêmicas em que o graduando faz um treinamento intensivo na área médica. “É o momento onde o estudante atuará, diariamente, com situações práticas que envolvem a vida profissional de um médico, sempre sob a supervisão docente”, explica o diretor da faculdade. Também aprenderá a lidar com plantões médicos, algo que o acompanhará durante a carreira.

Esse treinamento intensivo acontece em instituições de saúde vinculadas à escola e em outras autorizadas pela direção e envolvem cinco áreas: cirurgia, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde coletiva e mental.

Publicidade
Saúde e Bem-estar: PUCRS é eleita a melhor universidade da área, segundo avaliação do GUIA
Saúde e Bem-estar: PUCRS é eleita a melhor universidade da área, segundo avaliação do GUIA
*Texto Silvia Regina Souza Simulação real na vida acadêmica. Esse é o grande destaque dos cursos de Saúde e Bem-estar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), eleita a melhor universidade da área, em avaliação do GUIA DO ESTUDANTE. Entre a estrutura oferecida pelos alunos da graduação de Medicina, por exemplo, destaca-se […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.