Guia do Estudante

NANOTECNOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), como os átomos. Com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de dar origem a um produto, processo ou novo material. Atua na pesquisa e no desenvolvimento de diversas áreas, de medicina a computação.

Fique de Olho

Área cresce e ganha importância

A tecnologia da manipulação de matéria em nível molecular já afeta ou afetará, em um futuro próximo, setores tão diversos como medicina, agronegócio e energia. O governo brasileiro dá mostras de querer investir no setor, que deve atingir 1,5 trilhão de dólares até 2015, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Em agosto de 2013, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançou um programa que prevê o investimento de R$ 450 milhões em dois anos para estimular a união entre universidades e empresas na área da nanotecnologia.

Mercado de Trabalho

Esse profissional ainda é inédito no mercado, já que a primeira turma se forma em 2013. “Mas as perspectivas de trabalho não poderiam ser mais animadoras, sobretudo nos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria”, diz Gilberto Weissmüller, coordenador do curso de nanotecnologia da UFRJ. No Brasil, esse nicho de mercado é ainda restrito, mas segundo Weissmüller, acompanha a tendência mundial e cresce de forma sistemática e consistente. As melhores oportunidades estão nos setores petrolífero, farmacêutico, de cosméticos e metalúrgico.

As melhores escolas

Curso

Nos dois anos iniciais, o currículo tem base em física, matemática, química e biologia. Depois, as disciplinas são direcionadas para a ênfase escolhida pelo aluno. Em física, estudam-se eletromagnetismo, mecânica quântica e medicina molecular. Em materiais, o conteúdo é voltado para disciplinas como tecnologia de materiais. E, em bionanotecnologia, para fisiologia celular.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Eng. em Nanotecnologia.




O que você pode fazer

Desenvolvimento

Criar produtos e processos tecnológicos em indústrias.

Pesquisa

Realizar pesquisa científica para universidades e institutos de pesquisa.

Compartilhe