Guia do Estudante

NANOTECNOLOGIA

Bacharelado

Legenda:

Graduação

Graduação Tecnológica

É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de partículas minúsculas, na escala de nanometros (um nanometro equivale à bilionésima parte de um metro). Essa é a escala de dimensões de um átomo. com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de criar um novo material ou novo processo. Ele atua no setor de pesquisa e desenvolvimento de diversas áreas, da medicina à computação.

Fique de Olho

ÁREA CRESCE E GANHA IMPORTÂNCIA

A tecnologia da manipulação da matéria em nível molecular já afeta ou afetará, em um futuro próximo, setores tão diversos como medicina, agronegócio e energia. Em 2013, foi lançado o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias, o Sisnano, que reúne laboratórios brasileiros direcionados ao desenvolvimento, educação e pesquisas em nanociências e nanotecnologias. Em 2015, instituições ligadas ao Sisnano, como Unicamp, UFRGS, UFMG, USP e Furg, passaram a integrar o projeto europeu NanoReg, que fará a regulação internacional das pesquisas em nanotecnologia.

Mercado de Trabalho

Em 2013, se formou a primeira turma desse curso, oferecido pela UFRJ. são boas as perspectivas de trabalho, sobretudo nos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria. o mercado brasileiro acompanha a tendência mundial – cresce de forma sistemática e consistente e depende de profissionais capacitados, que consigam transformar novidades em negócios rentáveis. as melhores oportunidades estão nos setores petrolífero, farmacêutico, de cosméticos, químico e de materiais. Há ainda a possibilidade de empreender na área. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) já registra a existência de cerca de cem empresas do setor no país, sendo 25 delas no estado de Santa Catarina.

As melhores escolas

5 estrelas

RJ Duque de Caxias UFRJ. Rio de Janeiro UFRJ.

Curso

Nos dois anos iniciais, o currículo tem base em física, matemática, química e biologia. Depois, as disciplinas são direcionadas para a ênfase escolhida pelo aluno. Em física, estudam-se eletromagnetismo, mecânica quântica e medicina molecular. Em materiais, o conteúdo é voltado para disciplinas como tecnologia de materiais. E, em bionanotecnologia, para fisiologia celular.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Desenvolvimento

Criar produtos e processos tecnológicos em indústrias.

Pesquisa

Realizar pesquisa científica para universidades e institutos de pesquisa.

Compartilhe