Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

5 fatos sobre o socialismo em Cuba

Politize! desmistifica ideias recorrentes sobre a ilha caribenha

Por Redação Atualizado em 13 jul 2021, 18h01 - Publicado em 15 jun 2021, 13h20

Por Politize

Você provavelmente já ouviu alguém utilizar a expressão “Vai pra Cuba!” durante uma discussão política. Para fugir das generalizações, o Politize! identificou 5 fatos sobre o socialismo cubano.

1 – Cuba é comunista?

Apesar de Cuba manter um regime socialista, o termo “comunismo” consta na Constituição cubana.  Ou seja, na teoria, as ações políticas e sociais da ilha devem ser direcionadas para o comunismo.

2 – Constituição

Em 2019, Cuba ganhou uma nova constituição. Esse documento reconheceu pela primeira vez o direito à propriedade privada e à riqueza individual na ilha, com algumas ressalvas.

3 – Eleições

Em Cuba existem eleições sim, mas elas são diferentes do que estamos acostumados. Como apenas o Partido Comunista tem autorização para existir na ilha, nas eleições participam cidadãos independentes e não partidos.

++ Díaz-Canel é eleito o novo presidente de Cuba

4 – Analfabetismo

Cuba erradicou o analfabetismo e a democratização do sistema educacional parece ser o maior trunfo do regime socialista no país.

5 – Exportação

Por fim, apesar do bloqueio com os Estados Unidos, Cuba ainda assim realiza trocas comerciais e importa alimentos, inclusive do Brasil. A ilha exporta açúcar e tabaco (com a produção controlada pelo Estado) e recebe alimentos industrializados de diversos países do mundo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade