Coração de D. Pedro I chega ao Brasil e outras atualidades da semana
O GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 notícias relevantes do Brasil e do mundo nesta semana
Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades aparecem como pano de fundo em questões da prova e podem também ser úteis na hora de redigir a redação. Acompanhá-las é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, todas as sextas-feiras, um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!
1 – Coração de D. Pedro I chega ao Brasil para as comemorações do bicentenário da independência
O coração do imperador D. Pedro I chegou no Brasil no início desta semana. É a primeira vez que o órgão, conservado em formol e guardado pela igreja portuguesa, deixa Portugal em 187 anos. A chegada do coração em Brasília marca as celebrações do aniversário da independência do Brasil, que em 2022 completa 200 anos.
Segundo o Itamaraty, a recepção do órgão foi reproduzida como se “D. Pedro estivesse entre nós”, seguindo todos os protocolos de uma visita de Estado. O coração do imperador, que em 1822 declarou a independência do Brasil em relação à Portugal, ficará exposto ao público até o dia 5 de setembro no Palácio do Itamaraty, em um sala especialmente preparada para não prejudicar a preservação do órgão.
O envio do coração do imperador, porém, foi visto com relutância por alguns historiadores. Por mais que D. Pedro I tenha sido quem oficializou a emancipação de Portugal, sua participação direta no processo pode não ter sido tão relevante. Nesta lista, confira 10 fatos sobre a história do Brasil logo após a declaração da independência.
2 – Nova série de Game of Thrones se inspira em conflito histórico da Idade Média
Depois de três anos do fim da série “Game of Thrones”, os fãs da saga épica de George R. R. Martin poderão retornar ao jogo político (e sangrento) dos personagens pelo Trono de Ferro. Isto porque “A Casa do Dragão”, série derivada que se passa no mesmo universo, estreou neste domingo (21), batendo recordes de audiência. A trama, centrada em acontecimentos anteriores à série original, conta na história de uma das casas do reino de Westeros: os Targaryen.
E assim como “Game of Thrones” foi inspirado nos combates da Guerra das Rosas, “Casa do Dragão” também irá beber de eventos históricos para compor sua narrativa. Desta vez, a inspiração fica por conta do período conhecido como a Anarquia, momento de guerras, caos e aumento de crimes na Inglaterra durante os anos 1135 e 1153. Neste texto, conheça mais sobre este obscuro conflito histórico, que é consequência direta de uma briga entre dois primos da realeza.
3 – Seca na Europa é a pior em 500 anos, afirma estudo da União Europeia
O continente europeu passa por sua pior seca em pelo menos 500 anos. Quem afirma isso é um relatório publicado na terça-feira (23) pelo Observatório Europeu da Seca, uma agência de monitoramento do clima da União Europeia. O estudo diz respeito aos números do mês de agosto – que até o momento já deixou 47% da Europa em estado de alerta. A falta de chuva já está prejudicando a produção de energia elétrica, o transporte fluvial e o rendimentos das plantações alimentícias.
Não é novidade que este verão no hemisfério norte tem sido castigado por fenômenos climáticos intensos. Situações como estas afetam não apenas o meio ambiente, como a própria saúde física e mental dos seres humanos. O termo “eco-ansiedade” diz respeito aos sintomas de ansiedade e depressão que jovens e adultos sentem em relação às incertezas que um futuro repleto de mudanças climáticas pode oferecer. Entenda o que seria esse medo crônico de desastres ambientais clicando neste texto.
4 – A menos de três meses do Enem, ainda dá para ir bem?
Se você começar a estudar agora, essa semana, dá tempo de aprender o suficiente para ir bem no Enem? A princípio a resposta seria… não. Mas calma, nem tudo está perdido.
Quem conta é a colunista do Guia do Estudante, Susane Ribeiro. A especialista em técnicas de estudo explica como aproveitar de uma maneira inteligente o tempo que ainda resta. Assim, você maximiza suas chances neste ano – e mesmo que não passe, consegue acumular o que aprendeu para o ano seguinte.
Para conferir como se preparar da melhor forma nesta reta final, leia o texto completo da colunista.
5 – Faltam 100 dias para a prova da Fuvest
Nesta sexta-feira (26), a contagem regressiva para a Fuvest começa. A primeira fase do vestibular, que é a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), ocorre em exatos 100 dias, na data de 4 de dezembro. No entanto, para os estudantes que vêm se preparando durante todo o ano, o momento não precisa ser de nervosismo ou ansiedade.
A cem dias da prova, o segredo é se manter firme na rotina de estudos, dar um gás nas leituras obrigatórias e iniciar uma boa revisão. O GUIA DO ESTUDANTE conversou com professores e coordenadores de cursinhos de vestibular e separou dicas especiais de reta final para cada disciplina cobrada na prova. Confira o que eles disseram clicando aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.