Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Dia do futebol: as mulheres por trás do primeiro time feminino

Há 130 anos, uma mulher teve a iniciativa de fundar o primeiro time de futebol feminino da Inglaterra. Conheça o British Ladies FC e suas idealizadoras

Por Ludimila Ferreira
19 jul 2024, 09h30
Dia do futebol: as duas mulheres por trás do primeiro time feminino
Ilustração de Henry Marriott Paget referente ao primeiro jogo do British Ladies. (Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O que a fundação do primeiro time de futebol feminino tem a ver com a prisão de Oscar Wilde no século 19? Durante a Era Vitoriana, uma mulher teve a ideia de formar um clube esportivo e outra foi responsável por colocar a equipe nos holofotes por causa de um escândalo causado por seu irmão. Nettie J. Honeyball e Lady Florence Dixie são os grandes nomes por trás dessa história.

Durante o auge do Império Britânico, em uma sociedade na qual os homens podiam tudo e as mulheres, quase nada, Honeyball e Dixie lutavam pelos direitos femininos de votar, se divorciar e até jogar bola. Conheça a história de Nettie J. Honeyball, Lady Florence Dixie e a fundação do British Ladies Football Club.

+ Qual é a origem do futebol?

Capitã, Nettie J. Honeyball

British Ladie s FC players with Nettie Honeyball (standing at centre
Jogadoras do British Ladies com Honeyball no centro. (Wikimedia Commons/Reprodução)

A fundação do primeiro time de futebol feminino na Inglaterra aconteceu graças a iniciativa de uma mulher chamada Nettie J. Honeyball. Ela nasceu em Londres, no início da década de 1870. Historiadores ainda não chegaram a uma conclusão sobre sua verdadeira identidade, já que não há documentos apontando o nascimento de Nettie. Porém, acredita-se que ela era uma pessoa real devido a registros de uma mulher de 20 e poucos anos que morava com um pai viúvo em um endereço compartilhado por Nettie J. Honeyball, que concedeu entrevista para o jornal Morning Leader, em 1896.

É possível que ‘Nettie’ seja uma pseudônimo ou apelido para Anne Jane, Janetta ou Anne Janetta Honeyball, nomes relacionados ao endereço dado por Nettie ao jornal. Outra possibilidade para seu nome verdadeiro é Nellie Honeyball, prima de Anne Jane, que morava em uma casa próxima com seu pai, Frederick Honeyball, um carpinteiro. 

Apesar de sua verdadeira identidade ser inconclusiva, Honeyball entrou para a históriaEm 1894, ela publicou um anúncio em um jornal convidando mulheres para formar um time de futebol em Londres, na Inglaterra. Foi respondida por 30 mulheres. Juntas, criaram o British Ladies Football Club. Elas então se dividiram entre duas equipes para competirem entre si, um lado representando o norte e o outro, o sul da Inglaterra. 

Continua após a publicidade
British_ladies_football_match
Única foto do primeiro jogo do British Ladies, em Londres, 1895. (Wikimedia Commons/Reprodução)

+ Neymar, Marta e a persistente desigualdade de gênero são tema no Enem

Presidente, Lady Florence Dixie

Lady_Florence_Dixie
Lady Florence Dixie em 1890. (Wikimedia Commons/Reprodução)

O British Ladies Football Club conseguiu unir a classe média vitoriana à aristocracia. Enquanto Honeyball, que foi a capitã e secretária do time, representava o primeiro grupo,  Lady Florence Dixie assumiu o papel de presidente do clube. Ela nasceu em Cummertrees, Escócia, em 24 de maio de 1855. Foi uma escritora, correspondente de guerra para o jornal Morning Post, cobrindo a Guerra Anglo-Zulu, e sufragista, a favor do voto feminino.

Ela lutava pela igualdade de gênero, alterações na lei do casamento e do divórcio. Além disso, englobava o feminismo em suas críticas a religião e se envolveu também com o movimento pelos animais, se tornando vice presidente da Associação Vegetariana de Londres. Sua relação com o time de futebol foi fundamental para que ele entrasse no radar da imprensa da época.

Ela era assunto devido aos seus posicionamentos, mas também por ser irmã de John Douglas, nono Marquês de Queensberry, envolvido no escândalo responsável por levar o escritor Oscar Wilde à prisão. De acordo com uma entrevista para a BBC News de Jean Williams, pesquisador da De Montford University em Londres, isso colocou o time nos holofotes. O primeiro jogo aconteceu em 1895, em Londres, com uma plateia de 10 mil pessoas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

+ Quem foi Oscar Wilde, escritor preso no século 19 por ser gay

Pôster do primeiro jogo do British Ladies' Football Club no qual é possível ver os nomes de Nettie Honeyball e Lady Florence Dixie.
Pôster do primeiro jogo do British Ladies’ Football Club no qual é possível ver os nomes de Nettie Honeyball e Lady Florence Dixie. (Wikimedia Commons/Reprodução)

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Dia do futebol: as mulheres por trás do primeiro time feminino
Atualidades
Dia do futebol: as mulheres por trás do primeiro time feminino
Há 130 anos, uma mulher teve a iniciativa de fundar o primeiro time de futebol feminino da Inglaterra. Conheça o British Ladies FC e suas idealizadoras

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.