Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Diretor do Inep responsável pelo Enem é exonerado

Francisco Garonce ficou pouco mais de um mês no cargo. Antes dele, a diretoria estava vaga há semanas

Por Taís Ilhéu 5 jun 2019, 15h53

Nesta quarta (5/6), foi publicada no Diário Oficial da União a exoneração de Francisco Vieira Garonce, que ocupava o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A diretoria é responsável pela aplicação de exames como o Enem e o Encceja, e teria sido justamente por uma quebra do protocolo de segurança desta última que Garonce foi demitido.

O Encceja, assim como o Enem e todas as avaliações e provas aplicadas pelo Inep, são estritamente sigilosas e passam por um rígido controle para que seu conteúdo não vaze. Segundo o jornal O Globo, na ocasião da entrega da prova do Encceja na gráfica para impressão, o diretor teria passado uma senha por telefone para outra funcionária, violando o protocolo.

Garonce foi indicado ao cargo por Elmer Vicenzi, ex-presidente do Inep que também já foi exonerado e substituído por Alexandre Ribeiro Pereira Lopes. Assim como Vicenzi, o ex-diretor também atuava no Denatran antes de assumir o cargo.

O Enem deste ano está marcado para os dias 3 e 10 de novembro, e mais de cinco milhões de pessoas já se inscreveram para a prova. Apesar das crises no Inep e no Ministério da Educação, tanto o atual ministro Abraham Weintraub quando o presidente da autarquia Alexandre Lopes já afirmaram que o calendário da prova não será alterado.

Continua após a publicidade
Publicidade