Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O Brasil às vésperas das eleições e outras atualidades da semana

Confira as principais atribuições de cada cargo político que concorre nestas eleições

Por Taís Ilhéu
30 set 2022, 10h27

Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades podem aparecer tanto como pano de fundo nas questões quanto ser o repertório perfeito na hora de criar um bom argumento para a sua redação. E lembrando que acompanhar as notícias é importante para os estudos, mas também para o próprio exercício da cidadania.

Às vésperas das eleições que elegerão o novo presidente do Brasil, o GUIA DO ESTUDANTE separou as principais atribuições dos cargos políticos que disputam neste pleito e como escolher seus candidatos. Confira!

1. O que faz um Presidente da República

Em agosto deste ano, 83% dos brasileiros já tinham escolhido quem seria seu candidato à presidência nestas eleições, de acordo com uma pesquisa do Instituto Opinião. O voto presidencial mobiliza os brasileiros, mas será que a gente sabe mesmo quais são as atribuições deste cargo?

Presidente não pode prometer construir mais escolas estaduais, mas é responsável por repassar verbas para que os governadores o façam. Ele também não cria leis, mas tem o poder de criar Medidas Provisórias, que tem força de lei mesmo antes de passar pelo Congresso. O presidente é quem escolhe os ministros, e também quem pode demiti-los. O presidente pode declarar guerra a outros países.

Continua após a publicidade

Pois é, são tantas atribuições, que a escolha precisa ser consciente. Acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE e confira o que um presidente da república e como escolher seu candidato.

2. O que faz um governador

Se antes da pandemia muita gente não tinha dimensão do poder de um governador, a disputa pela compra de vacinas veio para mostrar que o cargo é vital na política brasileira. O governador é o poder executivo, assim como o presidente, mas a nível estadual.

É ele quem cuida dos hospitais estaduais e das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), é quem administra as escolas de Ensino Médio e é o responsável por garantir a segurança pública no estado. E olha que a lista é muito maior que isso!

Continua após a publicidade

Clique aqui e confira as principais atribuições de um governador e dicas para escolher um candidato nestas eleições.

3. O que faz um deputado federal e um senador

Antes que você se pergunte porque estes dois cargos estão juntos, a gente explica: deputados federais e senadores compõem o Congresso Nacional, responsável por propor e aprovar novas leis à nível federal, além de fiscalizar o poder executivo – ou seja, o Presidente da República.

Quer um exemplo do protagonismo dos senadores e dos deputados federais? Foi no Senado que se instalou, durante a pandemia, a CPI da Covid-19, que apurou possíveis crimes de responsabilidade cometidos durante este período.

Continua após a publicidade

Apesar de concentrarem um grande poder, candidatos ao congresso não podem prometer construir hospitais e nem escolas. Para entender mais a fundo quais são as atribuições de cada um deles, acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE.

4. O que faz um deputado estadual

Não se engane: na política, o poder estadual tem tanta relevância para a sociedade quanto o federal. Quer um exemplo bem próximo do universo vestibulando? É dentro das assembleias legislativas, local de trabalho dos deputados estaduais, que acontecem discussões essenciais sobre as universidades estaduais como a USP, a Unesp e a Unicamp.

Assim como os deputados federais e senadores, os deputados estaduais também são responsáveis por criar e modificar leis, mas apenas a nível de sua unidade federativa.

Continua após a publicidade

As atribuições desse cargo se dividem em três pilares: função administrativa, função legislativa e função orçamentária. Para saber com detalhes sobre cada uma delas, acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE.

5. Tudo o que você precisa saber sobre política, para os vestibulares e para a vida

Só de falar sobre os cargos que serão eleitos no próximo domingo (2) já dá para perceber a relevância da política, seja como repertório para os vestibulares ou para exercer a cidadania. Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então fica ligado neste texto do GUIA DO ESTUDANTE.

Nele separamos reportagens que também vão te ajudar a entender as diversas correntes políticas que existem, as origens do termo esquerda e direita, além de atualidades relacionadas ao universo político como o caso Lava Jato e o aumento do preço dos alimentos. Ah, também tem um texto ensinando a lidar com amigos com opiniões políticas divergentes.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

 

 

Publicidade
O Brasil às vésperas das eleições e outras atualidades da semana
Atualidades
O Brasil às vésperas das eleições e outras atualidades da semana
Confira as principais atribuições de cada cargo político que concorre nestas eleições

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.