Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades podem aparecer tanto como pano de fundo nas questões quanto ser o repertório perfeito na hora de criar um bom argumento para a sua redação. E lembrando que acompanhar as notícias é importante para os estudos, mas também para o próprio exercício da cidadania.
Às vésperas das eleições que elegerão o novo presidente do Brasil, o GUIA DO ESTUDANTE separou as principais atribuições dos cargos políticos que disputam neste pleito e como escolher seus candidatos. Confira!
1. O que faz um Presidente da República
Em agosto deste ano, 83% dos brasileiros já tinham escolhido quem seria seu candidato à presidência nestas eleições, de acordo com uma pesquisa do Instituto Opinião. O voto presidencial mobiliza os brasileiros, mas será que a gente sabe mesmo quais são as atribuições deste cargo?
Presidente não pode prometer construir mais escolas estaduais, mas é responsável por repassar verbas para que os governadores o façam. Ele também não cria leis, mas tem o poder de criar Medidas Provisórias, que tem força de lei mesmo antes de passar pelo Congresso. O presidente é quem escolhe os ministros, e também quem pode demiti-los. O presidente pode declarar guerra a outros países.
Pois é, são tantas atribuições, que a escolha precisa ser consciente. Acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE e confira o que um presidente da república e como escolher seu candidato.
2. O que faz um governador
Se antes da pandemia muita gente não tinha dimensão do poder de um governador, a disputa pela compra de vacinas veio para mostrar que o cargo é vital na política brasileira. O governador é o poder executivo, assim como o presidente, mas a nível estadual.
É ele quem cuida dos hospitais estaduais e das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), é quem administra as escolas de Ensino Médio e é o responsável por garantir a segurança pública no estado. E olha que a lista é muito maior que isso!
Clique aqui e confira as principais atribuições de um governador e dicas para escolher um candidato nestas eleições.
3. O que faz um deputado federal e um senador
Antes que você se pergunte porque estes dois cargos estão juntos, a gente explica: deputados federais e senadores compõem o Congresso Nacional, responsável por propor e aprovar novas leis à nível federal, além de fiscalizar o poder executivo – ou seja, o Presidente da República.
Quer um exemplo do protagonismo dos senadores e dos deputados federais? Foi no Senado que se instalou, durante a pandemia, a CPI da Covid-19, que apurou possíveis crimes de responsabilidade cometidos durante este período.
Apesar de concentrarem um grande poder, candidatos ao congresso não podem prometer construir hospitais e nem escolas. Para entender mais a fundo quais são as atribuições de cada um deles, acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE.
4. O que faz um deputado estadual
Não se engane: na política, o poder estadual tem tanta relevância para a sociedade quanto o federal. Quer um exemplo bem próximo do universo vestibulando? É dentro das assembleias legislativas, local de trabalho dos deputados estaduais, que acontecem discussões essenciais sobre as universidades estaduais como a USP, a Unesp e a Unicamp.
Assim como os deputados federais e senadores, os deputados estaduais também são responsáveis por criar e modificar leis, mas apenas a nível de sua unidade federativa.
As atribuições desse cargo se dividem em três pilares: função administrativa, função legislativa e função orçamentária. Para saber com detalhes sobre cada uma delas, acesse este texto do GUIA DO ESTUDANTE.
5. Tudo o que você precisa saber sobre política, para os vestibulares e para a vida
Só de falar sobre os cargos que serão eleitos no próximo domingo (2) já dá para perceber a relevância da política, seja como repertório para os vestibulares ou para exercer a cidadania. Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então fica ligado neste texto do GUIA DO ESTUDANTE.
Nele separamos reportagens que também vão te ajudar a entender as diversas correntes políticas que existem, as origens do termo esquerda e direita, além de atualidades relacionadas ao universo político como o caso Lava Jato e o aumento do preço dos alimentos. Ah, também tem um texto ensinando a lidar com amigos com opiniões políticas divergentes.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.